Informação PCM-Portugal

Está a começar a Liga Virtual 2024! O Draft World Tour já arrancou. Está atento a este tópico do nosso fórum!

Data/Hora: 26 Abr 2024, 22:13

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3054 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186 ... 204  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 22 Jun 2020, 12:45 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19780
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
Bernardo_ Escreveu:
Este fim de semana subi a Senhora da Graça duas vez e notei que não é uma subida assim tão constante como parece na televisão. Tem duas fases onde é bastante plana ou falso plano, onde é dificil manter o ritmo sem chegar aos 30km/h o que faz ainda gastar mais energia. E outras duas fases com rampas a 8 e 9%, Sendo que alivia muitas vezes para os 6 e 7%. Os últimos 3km são os mais difíceis ~7% mas é mais psicológico do que outra coisa.

Sendo que acho que não é um subida muito boa para extrapolar valores de W/kg. Dá para poupar muito na roda, principalmente nas fases planas e tem variações na inclinação.

Mesmo nós quando lá subimos de carro dá para notar isso, nós entramos na subida a 6km do fim e até aos 3km existem várias zonas pouco inclinadas, a 3km do fim com aquela curva larga é que a coisa fica brava.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 22 Jun 2020, 12:59 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20315
Sim, a partir dos 3km, e já com esforço anterior, torna-se complicado ainda fazer aquilo à morte, mas falando de profissionais, é essencial poupar o máximo possível até aos 3 kms finais, só a partir daí dá para realmente atacar e fazer diferenças porque a inclinação já é mais constante.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 14 Jul 2020, 11:31 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35080
Localização: Vila Nova de Gaia
A Senhora da Graça nunca mais será subida para fazer grandes diferenças no ciclismo profissional. Aliás se não fossem aqueles 3 quilómetros finais quase fazia lembrar a Senhora da Assunção em termos de inclinação média e extensão, apesar de ainda assim ser mais constante. Aqueles 400 a 500 metros em plano/falso plano, antes desses 3 quilómetros finais, cortam bastante a possibilidade de se atacar antes, embora não seja muito perceptível pela TV

Aliás a subida só "pegou" na Volta porque, quando surgiu nos anos 70, era totalmente em paralelo, e na altura fazia diferenças significativas entre os ciclistas. Daí se criou toda a mística em torno da subida. Mas em termos objetivos há dezenas de subidas mais duras em Portugal....

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 14 Jul 2020, 14:47 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 00:12
Mensagens: 6849
Mas a tendência é os ciclistas serem cada vez mais iguais e chegadas como as da Sra da Graça fazerem mais diferença que as da Torre. A menos que falemos de uma bruta subida, como o Bernardo diz, o ciclismo está para quem sabe guardar na roda e é explosivo. Na chegada à Torre, os 300m finais fazem mais diferença que os 20km antes. Ganha quem tem sangue frio.

Ver o Ala. Mais um treino de endurance e está para ganhar um Tour.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 08 Ago 2020, 20:53 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19780
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
Bernardo já trocaste a máquina de BTT? :P

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 08 Ago 2020, 21:23 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20315
Sim por uma de carbono, tinha se ser :P
Hoje aconteceu-me um coisa que foi perder o garmim sem dar por isso. Deve ter saltado numa zona onde tive de fazer corta mato a pé e quando olhei para o avanço novamente não estava lá e não fui à procura porque seria complicado encontrar ainda para mais no meio de silvas e pinheiros caídos. Com isto quero dizer que usem sempre aquele fio para prender o GPS ao suporte ou ao guiador.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 12 Ago 2020, 21:39 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20615
Ando à procura, para usar em algumas voltas mais longe de casa e isoladas da civilização, de uma mochila que tenha o espaço mínimo para levar os documentos, ferramentas básicas (chaves Allen e uma câmara de ar), alguma alimentação rápida e se possível com reservatório de água. Usam ou conhecem algum modelo que dê para isto, ocupe o mínimo de espaço possível/seja confortável e ao mesmo tempo não provoque um buraco na carteira?

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 12 Ago 2020, 21:49 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19780
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
A Decathlon é sempre a melhor solução para esses acessórios a bom preço.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 12 Ago 2020, 21:57 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20315
Tenho uma deste género da decathon, só uso para BTT, para levar uma ou duas camaras de ar o jogo de chaves e mais essas coisas essenciais. No entanto maior parte das vezes não serve para nada, nem todas as voltas dão numa aventura de sobrevivência, mas como já me aconteceu levo sempre em voltas mais londe de casa e sozinho.

https://www.decathlon.pt/mochila-hidrat ... 00156.html

O reservatório de a´gua diria que é desnecessário desde que leves dois bidons e saibas onde estão as fontes ou cafés. Por isso eu retirei.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 14 Ago 2020, 12:11 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35080
Localização: Vila Nova de Gaia
Não se conseguir andar de bicicleta há 3 semanas devido a um síndrme vertiginoso é muito mau. Por um lado ainda bem que não há provas agendadas, senão a sensação ainda era pior. :(

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 10 Set 2020, 12:20 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20315
Boas Doubles,

Sabes de algumas maratonas BTT ou passeios organizados? Pela zona de Miranda de Corvo, Lousã já com algumas edições preferencialmente.

Devido à Pandemia cancelou-se essa que parecia bastante interessante, mas difícil. Seria a 1ª edição.
https://bttmanager.com/Eventos/i-maratona-up-bike/509


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 10 Set 2020, 12:24 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
Mensagens: 12947
Localização: Leça da Palmeira/ Vila Pouca de Aguiar
E se souberem de algo pelo Porto digam também sff

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 10 Set 2020, 13:06 
Membro do Mês
Membro do Mês
Avatar do Utilizador

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Mensagens: 20615
Bernardo_ Escreveu:
Boas Doubles,

Sabes de algumas maratonas BTT ou passeios organizados? Pela zona de Miranda de Corvo, Lousã já com algumas edições preferencialmente.

Devido à Pandemia cancelou-se essa que parecia bastante interessante, mas difícil. Seria a 1ª edição.
https://bttmanager.com/Eventos/i-maratona-up-bike/509


Assim de cabeça em Miranda e Lousã não me recordo de grandes passeios de BTT mais para o lado do XC. Há mais opções para os lados de Penacova, Águeda ou Cantanhede, por exemplo.

Encontrei este, que não sei se irá ou não realizar-se. Os percursos do GPS Epic sempre me pareceram bem interessantes, quer em termos de dificuldade quer paisagísticos, embora em termos de dificuldades técnicas parece-me que para mim estão um nível acima do meu kit de unhas.

https://gpsepic.com/etapa/10a-etapa-a-c ... 1599737228

Perto dessa zona, na Serra do Sicó em Condeixa, costuma-se organizar anualmente o BlackBulls 100, mas não encontro informação para este ano.

Fora dos eventos organizados, se estiveres interessado em pedalar na zona, dá uma vista de olhos nos percursos assinalados do Centro de BTT de Miranda do Corvo, da Lousã, da Pampilhosa da Serra ou da Ferraria de São João. No de Miranda consegues encontrar um de 93 km com 3000m de acumulado, por exemplo. No da Pampilhosa há um que em termos paisagísticos é bastante elogiado, que dá a volta completa à albufeira do Rio Unhais junto à Barragem de Santa Luzia. Agora em termos de manutenção não sei como estão, visto que ainda não consegui fazer nenhum.

_________________
Imagem
Imagem Imagem Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 10 Set 2020, 13:56 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
Mensagens: 20315
É isso, tinha a ideia que não há muitas provas nessa zona, acaba sempre por haver mais Maratonas no Ribatejo e Alentejo, do que na Lousã, Serra da Estrela...

Também posso passar um fim de semana prolongado na Lousã e explorar os trilhos e os estradões mais conhecidos, encontra-se muitas rotas que o pessoal partilha. Essa Maratona que pus aí, fazer 125 km a solo deixa uma pessoa com receio que possa acontecer algo, a fazer teria de ser acompanhado.

Os trilhos de DH, estive a ver agora e estão bem identificados no trailfroks. O DH2 deve ser o mais difícil porque é a pista usada para os Europeus e Taça do Mundo. Mas há mais meia dúzia dessas pista e algumas devem ser mais acessíveis. Tenho de ir lá ver isso também um dia destes.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: As nossas corridas/treinos
MensagemEnviado: 22 Set 2020, 11:36 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mensagens: 19780
Localização: Bastuço S. João - Barcelos
Sapatos de BTT para iniciantes, os mais baratos da decahtlon está bom? Não me apetece gastar mais de 40€ na brincadeira.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3054 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186 ... 204  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal