Olá Comunidade! Tópico de apresentação do meu projeto em desenvolvimento que consiste na criação de novos videojogos de ciclismo.
Cycling BossJogo de gestão de um clube de ciclismo de estrada com conteúdo similar a videojogos de gestão desportiva no mercado, diferente do videojogo que dá nome a este fórum pelo foco no modo carreira (sem corridas 3D).
Existem 2 modos, CARREIRA é o modo principal e completo (
ver aqui mais informações), ÉPOCA é o modo simples e permite jogar apenas uma época personalizada com equipas e corridas à vossa escolha.
Os ciclistas têm uma maior diversidade de atributos e traços individuais (
ver aqui mais informações) para uma simulação realista.
As corridas são apresentadas em 2D top down view, ao estilo "caricas" do FM, em que assumes o papel de director desportivo e tomas as decisões tácticas em tempo real (não controlas os ciclistas).
- universo fictício baseado no ciclismo real;
- 250 equipas, 3500 ciclistas e 500 corridas;
- género masculino e feminino;
- clubes com equipas masculina, de desenvolvimento e feminina;
- patrocinadores principais e secundários, incluindo fornecedores de equipamento;
- categoria de elites, sub-23, juniores e até amadores;
- campeonatos do mundo, continentais e nacionais com regras realistas de participação;
- possibilidade de ser selecionador nacional em campeonatos e na taça das nações;
- arquivo de vitórias desde o séc. XIX;
- opção de fundar um clube do zero;
- interface simples e direta, mais tempo a jogar do que a procurar informações em menus;
- simulação diária instantanea, mais tempo a jogar do que a olhar para uma barra de progresso;
- modding, acesso a pasta com a base de dados e elementos gráficos;
Preço: 4,99€
Requisitos Mínimo / Recomendado:
OS: Linux, Windows 10 (64-bit), Windows 11 (64-bit)
Processador: AMD R3 ou Intel i3
Memória: 2 GB RAM / 4 GB RAM
Gráfica: 1 GB VRAM / 2 GB VRAM
Disco: 200 MB espaço livre (espaço livre adicional necessário para a instalação de mod's)
ZM Sports Series - CyclingJogo de corridas 3D com as disciplinas de Cyclocross, Mountain Bike e Pista.
Existem 2 modos, ÉPOCA é o modo principal em que assumes o comando de uma nação e controlas os teus ciclistas, CORRIDA é o modo simples e permite jogar apenas uma corrida.
No futuro gostava de criar um modo online e permitir aos jogadores enfrentarem-se através da Internet.
- cx e mtb com 10 circuitos desafiantes com obstáculos, o ciclista pode saltar ou carregar a bicicleta;
- pista com os 6 eventos olímpicos em formato de eliminatórias até à final;
- controlo da energia do ciclista com atributos de stamina e endurance;
- calendário completo com todos os circuitos de cx e mtb e os eventos de pista no velódromo;
- formato baseado na taça do mundo com a existência de um sistema de pontos;
Preço: -
Requisitos Mínimo / Recomendado:
OS: Linux, Windows 10 (64-bit), Windows 11 (64-bit)
Processador: AMD R5 ou Intel i5
Memória: 4 GB RAM / 8 GB RAM
Gráfica: 2 GB VRAM / 4 GB VRAM
Disco: 1 GB espaço livre (espaço livre adicional necessário para a instalação de mod's)
História do ProjetoO projecto começa por brincadeira ao querer melhorar os meus conhecimentos de multimédia. Ao procurar sobre programação li como recomendação criar projectos e decidi criar um sistema básico de simulação de jogos de futebol, depois para múltiplos jogos até criar uma tabela com as classificações, de seguida uma simulação de resultados de uma corrida de ciclismo e a partir desse momento surge a ideia de desenvolver um jogo de gestão desportiva.
2019
para comercializar os videojogos criei um negócio e em resumo foi um erro, a falta de experiência e de conhecimentos levou a uns meses mais tarde terminar tudo, que envolveu o arrendamento de um escritório, pagamentos a pessoas, etc...
2020
os acontecimentos do ano anterior, a pandemia e a época de ciclismo suspensa levou a colocar um intervalo no projeto durante esses meses, na parte final do ano foi realizada a necessária reestruturação à organização do projeto e melhorar as bases para o futuro.
2021
muitos progressos na aprendizagem com resultado em videojogos melhorados mas com aspecto de protótipo e longe de uma versão final, optei por não divulgar imagens ou criar conta nas redes sociais como prometido com receio de gerar desinteresse nos jogadores.
O projecto é desenvolvido usando o motor de jogo Godot 3 mas pretendo mudar para a nova versão Godot 4 mais moderna e com muitas funcionalidades novas. Assim tomei a decisão de adiar os videojogos para a nova versão.
2022
em janeiro sai a versão 4 alpha e nos meses seguintes fiz a transferência de ambos os videojogos para a nova versão com a necessidade de reestruturar e adaptar vários recursos como o código ou a arte. Infelizmente o projecto usa um extra desenvolvido pela comunidade que permite abrir base de dados no motor de jogo mas que para já não é compativel com a v4 alpha. A versão 4 beta está prevista para o mês de Agosto.
Atualmente o projecto é um hobby e estou a desenvolver conforme a minha disponibilidade.