João Almeida: «Pensei realmente que ia aos Mundiais»

A viver uma semana de sonho envergando a camisola Rosa, o jovem prodígio português João Almeida chegou ao primeiro dia de descanso como líder da mais dura prova do calendário ciclístico mundial.

Na tradicional conferência de imprensa, o ciclista abordou vários temas e a mais surpreendente revelação não foi sobre o Giro d’Italia. Questionado sobre a sua ausência dos Mundiais, João Almeida disse ter feito uma boa preparação e esclareceu que «não fui, porque não fui convocado», atirando ainda que «essa questão [sobre não ser selecionado] não é para mim, acho». De qualquer modo, o atleta da Deceuninck-QuickStep não se deixou perturbar, «estava também bastante focado no Giro, por isso não fiquei a pensar demasiado nisso».

Perante a forma que João Almeida tem demonstrado no Giro e os resultados que já vinha amealhando no restante da temporada e vindo este confirmar a sua disponibilidade, talvez seja, então, de questionar as escolhas de José Poeira.

Sobre o restante do Giro d’Italia, João Almeida admitiu que «não acredito que vá ganhar a Geral», mas que tenciona manter a Maglia Rosa mais uns dias, sugerindo que «o contrarrelógio está sempre na parte de trás da minha cabeça gostava de manter a camisola até lá».

Dentro do pelotão, João Almeida aponta Kelderman, Fuglsang e Nibali como os principais candidatos a vencer o Giro d’Italia 2020.

José Baptista

José Baptista

Segue o ciclismo desde jovem e rendeu-se ao desporto com a vitória de Carlos Sastre no Tour 2008. Está na PCM desde 2017 e já representou a revista em três edições da Volta a Portugal (2017 a 2019) e na La Vuelta a España 2019, além de várias provas menores. Como adepto, esteve também já em mais duas Vueltas, um Tour e um Mundial. Fora da PCM, é Redator de Modalidades do Bola na Rede, sendo habitual vê-lo a reportar num qualquer evento desportivo, de jogos da Liga Europa a provas de pólo aquático, e estuda Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.