Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 21 Abr 2026, 01:31

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 338 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 23  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 16:30 
Sportingado
Moderador
Moderador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
xanuh Escreveu:
Filipee Escreveu:
luciano Escreveu:
Um bocado o síndrome dos portugueses nos Olímpicos ao longo dos anos. Acho que também foi criada alguma pressão desnecessária. Nos últimos dias só tenho ouvido que o skate era das modalidades onde podíamos ir buscar uma medalha. Mesmo antes dos jogos já havia uma narrativa nesse sentido. Ainda hoje o cantinho que o Record guardou na capa para os JO apenas dizia "Gustavo Ribeiro à caça de medalha". Estas coisas passam para os atletas e sentem que têm o país às costas.

As declarações dele também não ajudam a tirar pressão. Mas lá está, as pessoas só vêm estes desportos 1x a cada 4 anos, os atletas sabem que é o palco em que os tugas os vão ver e a pressão vem ao de cima. Acho que teríamos melhores exibições e resultados se os apoios fossem constantes e os atletas sentissem menos pressão de se tentar superiorizar nos Jogos.

Eu não concordo nada com isso. Aliás, é constante vermos atletas de outros países a superarem-se nos Jogos, ou nos Mundiais, enquanto que os nossos atletas muito ocasionalmente o fazem. Eu percebo a conversa dos apoios e têm toda a razão, mas acho que temos que dividir os nossos atletas em duas categorias:

Aqueles cujo o "prémio" que conseguiram foi a qualificação para os jogos em si, e que todos sabemos não terem praticamente hipóteses de fazer algum resultado de relevo. E a esses sim, não temos nada a exigir.

E depois temos os outros (poucos) que são top a nível Mundial e que, objectivamente, vão lutar por medalhas. A esses, não é "admissivel" serem eliminados logo nas primeiras rondas, e isso demonstra uma falta de mentalidade muito grande em relação a outros países, e não tem tanto a ver com falta de apoios, como muitas vezes é dito como desculpa.

Eu não vou cascar no gajo dos cavalos que ficou nos últimos lugares, ou no miúdo da natação ontem que não passou da 1ª eliminatoria. Mas acho que faz todo o sentido o desapontamento com as performances da Catarina Costa no judo, do Marcos Freitas e do Apolónia no tenis de mesa, e até do Gustavo Ribeiro hoje no skate. São atletas com capacidade comprovada para bem mais, mas que falharam porque, parece-me, não tiveram mentalidade vencedora. (ok, no skate é um pouco diferente e tb e preciso alguma sorte, tal como no surf).

Muitos dos atletas lá fora têm uma base de suporte bastante mais forte que os atletas portugueses, que precisam de bons resultados aqui para serem conhecidos e terem mais apoios e mais patrocínios. Claro que o resultado do Marcos Freitas e do Gustavo foi muito aquém (O Apolónia era underdog e perder não foi uma surpresa, de todo, e a Catarina supostamente lesionou-se no 1º combate, e o judo é sempre um desporto super injusto), mas esta malta vai com tanta pressão para estes palcos que mete os pés pelas mãos. Não é que seja uma desculpa, mas vês vários atletas a confirmar que a pressão os afecta por tudo o que os Jogos representam para a evolução da carreira deles.
Se os apoios fossem mais fortes, se calhar a pressão era menor e os resultados seriam mais fáceis de aparecer.

Mas é o que é, é apreciar o que temos para ver e não pensar tanto nos resultados.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 16:52 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
xanuh Escreveu:
Eu não concordo nada com isso. Aliás, é constante vermos atletas de outros países a superarem-se nos Jogos, ou nos Mundiais, enquanto que os nossos atletas muito ocasionalmente o fazem.

Não quero ser muito crítico dos atletas mas também concordo com isto.
O meu post até ia um pouco neste sentido. É o próprio Comité português a dizer "vamos trazer N medalhas e X diplomas". Muito bem, mas depois vem a tal história dos portugueses só quererem medalhas. A mim aborrece-me ouvir falar nas medalhas. Quero ver portugueses a fazer boas provas, a cumprirem o seu potencial, a superarem-se, a divertirem-se, a entusiasmarem e eventualmente a bater recordes nacionais. As medalhas deveriam ser uma consequência de alguns destes pontos.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 17:13 
TEIKIRIZE?
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 06 Jun 2011, 12:07
Mas acho que também o exceder-se para nós é obrigatoriamente trazer uma medalha. Tivemos por exemplo o Nelson que fez 7º no CR, para mim aquilo é mais do que esperado.

E depois só ouvimos falar dos atletas de quando em vez e nestas modalidades que não acompanhamos tão a fundo parece que nem damos pelo tempo passar. Por exemplo, vendo os resultados que ela consegue o bronze em 2016 quando já nem estava nos seus melhores anos, mas como falhou em 2008 e 2012 o que conseguiu em 2016 fica quase como "compensação" por ter falhado antes.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 17:32 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
A final do Skate foi vibrante. Não percebo a diferença entre notas de 93 ou 94 ou 97, mas foram insanas algumas manobras.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 19:37 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Registado: 12 Nov 2007, 00:16
É assim eu do que tenho visto o nível também está muito alto em todas as modalidades. Hoje não consegui ver o skate com atenção mas fui espreitando e pareceu-me que havia muita gente de alto nível. O mesmo acontece no resto. Obviamente que os atletas são os primeiros a querer ganhar e estão 4 anos a preparar isto com muito sacrifícios. Repugna-me um bocado aquela história do "vão passar férias a Paris" porque só cada um sabe o que passou para ali e chegar e o que lhes custa perder.
A questão de os atletas portugueses claudicarem nos JO também pode ter que ver com picos de forma. Eu até há uns anos ficava com a ideia que davam tudo para se qualificarem e depois quando chegavam os JO já não havia aquela capacidade física. E isto é algo com que nós, adeptos de ciclismo, estamos familiarizados. O comum adepto de futebol é completamente alheio a isto.
Outra situação que me parece que pode condicionar é que os nossos atletas mais fortes só entram no final dos JO. Acho que se tivéssemos uma medalha cedo também ia retirar alguma pressão (apesar de que historicamente quando aconteceu não significou mais medalhas) mas vai-se gerando aquela desconfiança por parte do público e da imprensa que não é saudável. Nos Jogos de Tóquio tinha dito que íamos ganhar 4 medalhas e os Jogos já iam a meio ou mais e só tínhamos uma. O meu pai andava só a chatear-me que ia ser o costume e eu a dizer "calma que isto ainda agora começou". É esta desconfiança que também vai colocando pressão e minando um bocado a confiança dos atletas porque isto tudo lhes chega.
Não invalida que performances como a do Marco Freitas não sejam muito fracas. O jogo foi miserável mas dias maus todos têm. Espero que venha mais concentrado para o torneiro por equipas. A grande oportunidade do ténis de mesa foi em 2012 onde não eliminaram a Coreia por um fio. Acho que é uma modalidade que já está a precisar de sangue novo e a ida do Geraldo já é um sinal positivo.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 21:31 
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 25 Abr 2008, 19:10
Eu acho que há modalidades mais pequenas que acabam por não ter tanto acompanhamento e conhecimento na preparação como muitos aqui sobre ciclismo. Uma altura estava a falar com uma amiga que ia discutir o apuramento para os Jogos e o termo "pico de forma" foi algo desconhecido da parte dela. Aquilo para mim era lógico, primeiro pico em março no apuramento e novo pico em julho, mas ela tinha basicamente as mesmas rotinas de sempre.
Outro ponto, penso que ir aos jogos dê direito ao "subsídio" anual para os atletas, podem alguns estar no seu melhor no apuramento e falhar a forma nos Jogos.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 22:50 
Membro de Platina
Membro de Platina

Vasco Vilaça pode amanhã fazer um bom resultado. Ele é o irmão da Vera Vilaça.
Agora não segui com suficiente atenção o ano dele para saber o que pode serr um bom resultado. Ele já falou do sonho de conseguir uma medalha em Paris, mas parece que ainda nao tem capacidade para isso.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jul 2024, 23:28 
Vencedor de Provas de 1 Semana
Vencedor de Provas de 1 Semana

Registado: 08 Nov 2011, 20:06
Davide Escreveu:
Mas acho que também o exceder-se para nós é obrigatoriamente trazer uma medalha. Tivemos por exemplo o Nelson que fez 7º no CR, para mim aquilo é mais do que esperado.

E depois só ouvimos falar dos atletas de quando em vez e nestas modalidades que não acompanhamos tão a fundo parece que nem damos pelo tempo passar. Por exemplo, vendo os resultados que ela consegue o bronze em 2016 quando já nem estava nos seus melhores anos, mas como falhou em 2008 e 2012 o que conseguiu em 2016 fica quase como "compensação" por ter falhado antes.

Telma Monteiro?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 08:17 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Agenda dos portugueses para hoje terça-feira, 30 de julho:

8:00 - Maria Inês de Barros (Tiro - fosso olímpico, dia 1 da qualificação)
9:00 - Bárbara Timo (Judo - eliminatórias -63 kg), 1.ª ronda diante de Jisu Kim
9:45 - João Fernando (Judo - eliminatórias -81 kg), 1.ª ronda diante de F. Gauthier Drapeau
10:00 - Fu Yu (Ténis de mesa - ronda de 32 do torneio individual), vs. Natalia Bajor
10:42 - Diogo Ribeiro (Natação - 100 metros livres, eliminatórias) b)
14:42 - Maria Caetano (Equestre - dressage, dia 1 individual e equipas)
12:47 - António do Vale (Equestre - dressage, dia 1 individual e equipas)
15:00 - Bárbara Timo (Judo - finais -63 kg) a)
15:00 - João Fernando (Judo - finais -81 kg) a)
16:00 - Nuno Borges/Francisco Cabral (Ténis - 2.ª ronda em pares), vs. Dominik Koepfer/Jan-Lennard Struff
19:30 - Diogo Ribeiro (Natação - 100 metros livres -- meias-finais) a)
18:00 - Yolanda Hopkins (Surf - 3.ª ronda), diante de Brisa Hennessy b)

a) Caso se qualifique.
b) Horário de participação ainda a definir.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 08:58 
You´ll Never Walk Alone
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Ago 2009, 09:18
tozequio Escreveu:
Agenda dos portugueses para hoje terça-feira, 30 de julho:

8:00 - Maria Inês de Barros (Tiro - fosso olímpico, dia 1 da qualificação)
9:00 - Bárbara Timo (Judo - eliminatórias -63 kg), 1.ª ronda diante de Jisu Kim
9:45 - João Fernando (Judo - eliminatórias -81 kg), 1.ª ronda diante de F. Gauthier Drapeau
10:00 - Fu Yu (Ténis de mesa - ronda de 32 do torneio individual), vs. Natalia Bajor
10:42 - Diogo Ribeiro (Natação - 100 metros livres, eliminatórias) b)
14:42 - Maria Caetano (Equestre - dressage, dia 1 individual e equipas)
12:47 - António do Vale (Equestre - dressage, dia 1 individual e equipas)
15:00 - Bárbara Timo (Judo - finais -63 kg) a)
15:00 - João Fernando (Judo - finais -81 kg) a)
16:00 - Nuno Borges/Francisco Cabral (Ténis - 2.ª ronda em pares), vs. Dominik Koepfer/Jan-Lennard Struff
19:30 - Diogo Ribeiro (Natação - 100 metros livres -- meias-finais) a)
18:00 - Yolanda Hopkins (Surf - 3.ª ronda), diante de Brisa Hennessy b)

a) Caso se qualifique.
b) Horário de participação ainda a definir.
No surf e pelo que disseram ontem, só lá para quinta feira é que deve haver condições para se prosseguir com a prova devido a uma tempestade que vai passar na região. Mas penso que é algo que se vá vendo diariamente.

Enviado do meu 2201117PG através do Tapatalk

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 09:12 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
As coisas no rio Sena não estão a correr bem. A chuva atrapalhou um bocadinho a cerimónia inicial e a coreografia da última ceia indignou quem tinha que se indignar com alguma coisa, mas esta é sem dúvida a pior parte dos Jogos até ao momento. Para além do stress que deve causar no público-alvo, nos atletas e na organização, pensar nos 1.4k milhões de euros gastos e depois isto não estar em condições... aborrecido.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 09:19 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

zeduarte 10 Escreveu:
As coisas no rio Sena não estão a correr bem. A chuva atrapalhou um bocadinho a cerimónia inicial e a coreografia da última ceia indignou quem tinha que se indignar com alguma coisa, mas esta é sem dúvida a pior parte dos Jogos até ao momento. Para além do stress que deve causar no público-alvo, nos atletas e na organização, pensar nos 1.4k milhões de euros gastos e depois isto não estar em condições... aborrecido.

Pior é que disseram que havia alternativa mas as últimas notícias que li dizem que o Triatlo pode passar a Duatlo...Sem comentários

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 09:26 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
luciano Escreveu:
zeduarte 10 Escreveu:

Pior é que disseram que havia alternativa mas as últimas notícias que li dizem que o Triatlo pode passar a Duatlo...Sem comentários
Claramente a organização falhou ao não prever um plano B.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 09:28 
Membro de Platina
Membro de Platina

No rio Tejo até há Golfinhos, tomem !

Estas coisas de adiarem provas é uma grande treta para os atletas, que apontam os treinos anteriores para estarem prontos para o dia da prova. E depois acontece isto.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 30 Jul 2024, 10:18 
Tripla no Tour
Tripla no Tour

O Judo hoje já foi. É uma modalidade onde costumamos mostrar qualquer coisa não temos estado no melhor.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 338 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ... 23  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal