Roche Escreveu:
DoubleS Escreveu:
O IPMA é uma anedota. Desde ontem que se vê previsões de ventos muito significativos para o litoral do distrito de Coimbra. Continuou aviso amarelo, e até lançaram um comunicado a desvalorizar a tempestade. A manhã continua a avançar fortemente essa possibilidade mas só às 15h00 é que decidem avançar um aviso laranja, quando a situação no terreno já tinha agravado significativamente.
Está tudo bem contigo??? É literalmente na tua terra
Tudo ok, obrigado! Tirando ter as saídas da povoação onde vivo quase todas submersas ou em risco de o ficarem, onde vivo a água não chega (se chegar seria um cataclismo). O vento assustou-me mais do que a água, bem como os taludes e bermas cada vez mais precários em que passo de carro nas estradas secundárias em que temos agora que andar. É só inconveniente que uma viagem de 20km para Coimbra se transformou em 35 e se continua assim passa a 45km, mas isso é o menos.
Nada também muito fora do habitual, tirando talvez a duração em que a cheia já vai. Mais de 2 semanas com a estrada cortada acho que é inédito, pelo menos desde que me lembro. E dentro dos piores cenários até foi melhor ter rebentado o dique daquele lado, nas imediações são só campos agrícolas, ao contrário da outra margem, e pode ser que aqui nas redondezas o nível de água alivie um pouco ao ter-se aberto um canal de fuga para o outro lado.
Já não passo na zona onde rebentoi o dique há bastante tempo mas fazia parte das minhas rotas habituais de bicicleta. São zonas que de manutenção não viam muito, as bases dos diques mesmo no verão estavam cheias de água estagnada e com vegetação a crescer sem grande controlo.