Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 09:15

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 211 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 15  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 15 Fev 2021, 22:37 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 11 Mar 2010, 16:40
Pah, em termos de ETFs percebo zero mesmo, por isso muito do que estão para aí a dizer é chinês :mrgreen:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Fev 2021, 22:50 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
O que eu disse eu acho que é uma boa aposta. É natural que as empresas do setor renovável venham a valorizar.

Há ETF para todos os gostos, vai a sites de fornecedores como o iShares ou Lyxor, têm bons filtros e facilmente vês as opções disponíveis e a constituição dos fundos.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Fev 2021, 23:01 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 11 Mar 2010, 16:40
Kronos Escreveu:
O que eu disse eu acho que é uma boa aposta. É natural que as empresas do setor renovável venham a valorizar.

Há ETF para todos os gostos, vai a sites de fornecedores como o iShares ou Lyxor, têm bons filtros e facilmente vês as opções disponíveis e a constituição dos fundos.

ELI5, o que são mesmo ETFs? Eu já tentei ler sobre o assunto, mas para quem tem parcos conhecimentos de economia fica complicado.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Fev 2021, 23:24 
Power to the local dreamer
Moderador
Moderador

Registado: 06 Set 2010, 12:56
Tens os fundos de investimento, que são aplicações em que muitos investidores dão dinheiro e o fundo aplica esse dinheiro em algo (ações, títulos de dívida, etc). ETFs são fundos transacionados livremente na bolsa. A maioria deles tenta replicar o comportamento de um índice, seja ele de ações ou de outro tipo de ativo.

O caso que eu estou a falar, da Clean Energy, é um ETF de setor: neste caso, é um fundo que investe em ações de dezenas de empresas relacionadas com as energias renováveis. Ou seja, quando compras uma unidade de participação no fundo, 10% desse dinheiro está na Plug Power, 3.5% na EDP Renováveis, etc. Podes ver aqui no portfolio a constituição https://www.ishares.com/us/products/239 ... energy-etf Todos os ETF têm uma ficha onde discriminam-se pelo menos quais são os títulos com mais peso, bem como as taxas de rentabilidade de anos anteriores.

Basicamente é uma forma de transacionar em bolsa, que dá mais liquidez que um fundo de investimento (facilmente te desfazes delas - compra sempre ETF com volumes de transações elevados - e ficas com o dinheiro, num fundo normal não é bem assim), mas tem o risco mais disperso do que investindo diretamente em ações de 2 ou 3 empresas. Se fizeres isto, que também é uma estratégia válida, e a performance de uma destas empresas for francamente má podes ter grandes perdas. Com um ETF essas perdas ficam mais acomodadas, pois o impacto de uma é negligenciável.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Fev 2021, 23:43 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 15 Dez 2014, 01:08
Ricagale Escreveu:
Kronos Escreveu:

ELI5, o que são mesmo ETFs? Eu já tentei ler sobre o assunto, mas para quem tem parcos conhecimentos de economia fica complicado.

Este blog (e especialmente este post) é porreiro para quem está a começar neste tipo de investimentos: https://indexfundinvestor.eu/2019/09/19 ... -portugal/

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Fev 2021, 23:51 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Eu tenho que ver se me meto no mundo da Degiro. Já tenho uns ETFs debaixo de olho, mas estou à espera que grande parte do que tenho imobilizado a prazo vença no verão para mudar esses valores para lá.

Atualmente tenho cerca de 45% do meu portefólio em fundos do BPI (ainda com uma predominância muito elevada de coisas de baixo risco, que quero alterar nesse revamp que estou a planear para o Verão), com uma rentabilidade a 2 anos e pouco de cerca de 14% (está a fazer um ano que estava bem no negativo, até dói só de pensar). No fundo mais arriscado que tenho já vai em 43% de rentabilidade neste período, mas espero que desça um pouco em breve que já não há saldos desde final de outubro (aquele rally depois da vitória do Biden foi fantástico) e tenho alguma coisa de parte à espera de valores mais favoráveis.

Mas pronto, eu sou demasiado OCD nestas questões. Nem é bom pensar no tempo que dediquei a fazer o Excel da minha gestão orçamental e a arranjar forma de definir os targets de poupança que quero ter em cada mês e quais os valores de investimento mensal para as % relativas serem constantes ao longo do tempo. :mrgreen:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 02:29 
Sportingado
Moderador
Moderador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Como é que funciona esse tipo de investimento depois com declarações de IRS e afins? O meu grande travão de explorar esse mundo sempre foi a dúvida de como é que isso é tributado e afins.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 02:41 
O Shaq.
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 14 Abr 2009, 11:01
Por acaso estava a pensar investir algum e esses ETFs são interessantes.

Certificados de aforro/tesouro, alguém tem alguma experiência?

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 02:54 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Kim Jong-Carvalho Escreveu:
Como é que funciona esse tipo de investimento depois com declarações de IRS e afins? O meu grande travão de explorar esse mundo sempre foi a dúvida de como é que isso é tributado e afins.

Em bancos PT esses rendimentos são automaticamente comunicados e pagas logo o imposto de 28% na fonte sobre as mais valias quando levantas. Aparecem automaticamente no IRS e depois podes optar por manter o pagamento anterior ou por fazer o englobamento nos teus rendimentos que poderá fazer com que subas de escalão no IRS dependendo do nível de rendimentos.

Em bancos ou corretoras estrangeiros (Degiro por exemplo), tens que declarar as mais valias manualmente ao preencher a declaração da IRS. Penso que em PT as mais valias para efeitos de IRS são infelizmente calculadas pelo FIFO em vez do Custo Médio. Tal como no outro caso, ou pagas logo os 28% sobre as mais valias ou optas pelo englobamento com os restantes rendimentos.

Acho que assim por alto é isto, corrijam-me se tiver dito alguma bacorada.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 10:56 
Moderador
Moderador

Registado: 30 Mar 2009, 08:38
Ricagale Escreveu:
Thierry Henry Escreveu:
Ricagale Escreveu:
Já estava a fazer falta um tópico destes aqui no tasco. Uma pessoa tinha de andar noutros fóruns a discutir este tipo de assuntos com users deste fórum (certo Thierry Henry) :P
alho, quem é que és no CMPT? :mrgreen:

O mesmo nick :mrgreen:
Esquece, lol.

Mais logo tento vir aí deixar qualquer coisa.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 15:30 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Deixo aqui um bom guia para nabos:

https://indexfundinvestor.eu/2019/09/19 ... -portugal/

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 18:15 
Gilbert faz-me um filho
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 31 Mar 2008, 21:35
Canal dum amigo meu da faculdade, ainda esta a comecar mas tem coisas interessantes e ele trabalha nesta area

https://www.youtube.com/channel/UC-XS1v ... Azx6RxUUoA

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 19:06 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Out 2008, 21:59
Seguindo o post do pangas, este é o canal de um gajo que conheço e que recomendo vivamente. O conteúdo é de nível avançado em relação a mercados/investimentos/finanças/economia/whatever por isso quem for um nabo no assunto talvez tenha dificuldade para perceber os vídeos.

Anyway, ele é trader a full-time e posso-vos confirmar que é 100% legítimo.

https://www.youtube.com/c/Finan%C3%A7ascomJP

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 19:42 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 15 Dez 2014, 01:08
MarcoAZB Escreveu:

Repost da página anterior. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Fev 2021, 20:17 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
wolfking Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

Repost da página anterior. :P

Oops, li por alto e passou-me.

Em relação aos canais que aí postaram, cuidado com as devidas diferenças. O canal que o Pangas aí meteu tem uma série de conteúdo muito interessante sobre investimento passivo, minimização de custos, lump sum vs DCA (um problema com que ainda ontem me deparei), ter um core do portfolio e umas coisas à parte para umas brincadeiras, e análise a produtos financeiros comuns em Portugal.

O outro é cripto e Tesla e GME e cenas. São perfis de risco bastante diferentes e stock picking à balda (diria até mesmo de empresas que conheçam) é tanto investimento como uma aposta no Placard.
Tenham atenção a isso e não queiram conduzir uma Kawasaki antes de saberem gatinhar sequer, porque é meio caminho andado para dar bosta.

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 211 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 15  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal