Vou deixar aqui umas opiniões sobre os últimos filmes que tenho visto.
Envy (2004) - Reparei no título do filme e no elenco quando estava a vasculhar a programação do canal Hollywood, num dia destes, não trazia a classificação do IMDb como é costume, e como o elenco tinha dois actores que eu aprecio bastante, Jack Black e Ben Stiller, decidi gravar. Mas o enredo é bastante estúpido, tem o nível de filmes dos filmes do Rob Schneider. Nem sei como é que o Cristopher Walken aceitou participar no filme. Dou 5/10.
This Means War (2012) - Fui vê-lo ao cinema, só porque não tinha nada que fazer na noite do Domingo passado. Dá para rir um bocado e para passar um bom bocado com a namorada ou com a família, mas nada demais. Dou-lhe 6.3/10.
Btw, Reese Witherspoon!
Anger Management (2003) - Mais um filme que vi na programação do Hollywood, outro sem mostrar a classificação do IMDb e decidi ver, porque o cast incluía Jack Nicholson, Adam Sandler e Marisa Tomei. Contudo, foi um pouquinho decepcionante, mas não muito. O tema poderia ter sido melhor trabalhado, apesar do guião até ser algo imprevisível e surpreendente (senão nos pusermos a tentar adivinhar), no bom sentido. Dá para rir de vez em quando e o Jack Nicholson dá outra alegria à estória. Dou 6.5/10.
De salientar o John Turturro, que me lembrou que tenho de ver algum filme em que ele seja actor principal, como o
Irmão, Onde Estás? (2000) e/ou o
Barton Fink (1991).
Ace Ventura: Pet Detective (1994) - Jim Carrey. O resto é conversa. O personagem é tão ridículo que se torna hilariante. Dou 6.8/10.
Ainda só vi metade da sequela,
Ace Ventura: When Nature Calls (1995), e este ainda é mais estúpido que o primeiro!
Com estes dois acho que já vi quase todas as comédias mais mediáticas dele, pelo que quero vê-lo nos dramas, que só vi o
Eternal Sunshine of the Spotless Mind (2004), que é awesome.
Analyze This (1999) - Máfia italiana dos Estados Unidos. Outro bom tema... se bem que bastante batido. O Robert de Niro tem de novo um papel de um mafioso... nada contra! por ser uma representação de mestre e, sobretudo, por se tratar de uma comédia, algo que o de Niro não fazia muito até à altura do
Meet the Parents (Um Sogro Do Pior) (2000) (que também recomendo) onde foi protagonista, mais ou menos na mesma altura deste.
É na parte da comédia que entra o Billy Crystal. O homem sem quase dizer uma piada durante o filme inteiro consegue ter bastante graça. É um óptimo filme para se dar umas gargalhadas e passar um bom bocado. O IMDb dá 6.6/10 mas eu dou-lhe 7.0/10.
Quero ver também a sequela do filme,
Analyze That (2002), apesar dos ratings do IMDb não serem muito positivos.
Annie Hall (1977) - Um dos filmes mais famosos do Woody Allen e um dos muitos filmes que realizou, actuando ao lado da Diane Keaton. Basicamente, conta uma estória/relato de uma relação amorosa, e seus altos e baixos. Uma boa mistura entre comédia à Woody Allen e drama à Woody Allen. Dou 7.8/10.
Full Metal Jacket (1987) - Filme de guerra, sobre a guerra do Vietname. Tem um dos ínicios mais marcantes que já vi no cinema e isso, por si só, atenua o facto do resto (os dois últimos terços) do filme ser, na minha opinião, pouco emocionante, principalmente o fim, que ficou aquém do que eu esperava que fosse - épico.
Contudo, o retrato fiel da recruta e das pressões psicológicas sofridas pelos recrutas naquele tempo, leva um 7.9/10 da minha parte.
Good Will Hunting (1997) - Espanta-me como em meados dos anos 90, o Ben Affleck e o Matt Damon, amigos de infância, e nos seus vinte e poucos anos, surgem com este guião magnífico sobre o que é a vida, o amor e o sonho. O filme conta a estória de um rapaz com uma inteligência fora do vulgar, ainda que reservado e modesto, mas com problemas emocionais.
O filme ganhou dois óscares completamente merecidos, por melhor argumento e melhor actor secundário, este último tendo ido para o Robin Williams, que arrasou no filme. Curto à brava o tipo, e o filme. Dou 8/10.
Love and Death (1975) - Mais um filme do Woody Allen, no seu melhor, novamente com a Diane Keaton. O filme conta a estória de um soldado russo e da prima afastada que formulam um plano para matar Napoleão, entre questões existenciais, comédia parva e obras literárias. Dou-lhe 8.2/10.
Platoon (1986) - A grande longa metragem de Oliver Stone. Guerra... sempre um bom tema para um filme. Neste caso, de novo, a guerra do Vietname. O único filme sobre o Vietname, que eu vi, capaz de abordar as guerras internas dos militares norte-americanos, e as suas certezas de que iriam perder aquela guerra.
O Charlie Sheen tem uma representação coesa e convincente, como conhecemos dele, quando dá o seu melhor (e o seu melhor, quer se goste quer não se goste, tem classe). Destaque também para o Willem Dafoe. Posso afirmar que de todos os filmes que vi em que o tipo entra, este deve ser o único em que eu o gosto do papel dele. Dou 8.5/10.
Tudo dito. Depois venho cá opinar sobre os próximos dez filmes que vir.