Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 07:37

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Programação
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 12:12 
Vencedor do Giro
Vencedor do Giro

Registado: 25 Mai 2010, 18:16
Decidi criar este tópico porque muita gente começa a ter disto na universidade/escola e é um ramo muito interessante. Além disso tou com um problema que ainda não consegui resolver :mrgreen:

Tenho estado a fazer uma aplicação e decidi usar as tabcontrol para mostrar os forms ao longo de todo o programa.

O que eu tenho é:
Form 1 - Onde o programa estará sempre, este form contem 2 tabcontrol. Uma para o "Header" e outra para o "Body".

-No Header estarão os menus ao longo de todo o programa, sempre que pretendo mudar o menu adiciono uma TabPage e vou configurando assim o programa.

-No Body é onde está toda a informação que irei inserir na DB e ou mostrar os resultados de pesquisas à base de dados.

O problema é o seguinte:
Chega ao momento de inserir os valores para a base de dados e tenho o programa desta maneira:

Imagem

No TabControl 1 tenho o Form5 que contem os botões para guardar todos dados na base de dados e no TabControl2 está aberto o Form4 onde insiro os valores a guardar na DB (nome, idade, e por aí fora).

O problema está que ao carregar no botão que se encontra no form5 (tabcontrol1) os valores ficam a nulo, não aparece nada, e se copiar o mesmo código para um botão no form4 o código funciona a 100%.

Já tentei o seguinte:
No momento em que carrego no botão acrescentar uma linha de código para atualizar os 2 forms - Não resultou.
Inserir um texto numa textbox em valor default para ver se o botão ia buscar pelo menos os dados iniciais.- Não resultou
Ao fazer leave na textbox guardar os dados numa variável pública e tentar inserir os dados através dessas variaveis - Não resultou
Substituir os forms por UserControl - Não resultou.
Alterar o código, e em vez de fazer a inserção dos valores apenas limpar a textbox (form4.textbox.text="") - Não resultou.

Estou a ficar sem ideias para o que possa fazer. Poderei até utilizar o botão dentro do form 4 em vez do form5, mas em termos de design ficaria melhor no botão do form5.

Obs: Dentro do form4 tenho duas GroupBox para separar os tipos de dados que estou a inserir, se no botão do form5 colocar:
msgbox(form4.groupbox1.text) aparece o titulo dessa groupbox, mas se por acaso colocar form4.textbox1.text não aparece valor nenhum, e como se a caixa de texto tivesse vazia apesar de ter valores lá dentro.

Desculpem a imagem amadora, mas fiz no paint para exemplificar melhor :cheesygrin:

Código que utilizo no botão:

Dim Msg As String
Dim Perg As String
Perg = "Pretende gravar o sócio?"
nome = TextBox2.Text
Msg = MsgBox(Perg, vbYesNo, "Sócios")

If Msg = vbNo Then
Else
MsgBox("O Sócio " & (Form5.nome) & " foi gravado com sucesso")
End If
(form5.nome é a variavel que guarda a fazer leave, no form4 funciona sem problemas mas no 5 já não funciona)
ou

Dim Msg As String
Dim Perg As String
Perg = "Pretende gravar o sócio?"
Msg = MsgBox(Perg, vbYesNo, "Sócios")
If Msg = vbNo Then
Else
MsgBox("O Sócio " & (Form4.textbox2.text) & " foi gravado com sucesso")
End If

Algum génio me quer dar umas luzes do que posso fazer?

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Programação
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 15:10 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Ó filho, Basic não é programação. Mete isso ao lixo mas é.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 16:27 
Vencedor do Giro
Vencedor do Giro

Porque dizes isso? :mrgreen:

Além disto só sei pascal e um pouco de PHP, e nesta altura não tenho muito tempo para aprender uma linguagem nova. Qual é que aconselhas?

Mas mesmo assim se alguém tiver alguma ideia do que poderei fazer agradecia :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 16:41 
Administrador
Administrador

Digo isto porque Basic é de facto lixo. Pascal é outro lixo. PHP é velho, mas pronto, ainda consegue ser mais ou menos útil. Qualquer das outras duas servem para coisa nenhuma a menos que queiras trabalhar com folhas de Excel a tua vida toda numa financeira qualquer (isto falando do Basic). O Pascal é uma linguagem de programação com 45 anos e cuja última revisão foi há mais de 10. Não te serve para nada excepto aprender a programar e até para isso é confuso.

Quanto ao resto, parece que tens aí algo que não está a ser correctamente inicializado, mas só vendo o código todo.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 18:43 
Vencedor do Giro
Vencedor do Giro

Não trabalho diretamento com programação, apenas me foi pedido uma pequena aplicação só para controlo interno...

Quanto ao resto, eu sei que Pascal é demasiado antigo e que o própio vb tambem é muito pouco usado mas foi o que aprendi no curso e apesar de gostar de programação nunca me dei ao trabalho de ir aprender muitas linguagens.

Alguma coisa de jeito para começar a aprender? Tenho ouvido falar muito de Phyton mas não sei se será a melhor opção

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 19:19 
Administrador
Administrador

Python é uma boa opção. C também.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 21:21 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 23 Jul 2009, 18:34
Eu comecei com C e creio ser uma boa "escola". Hoje em dia não programo grande coisa, mas tenho facilidade em aprender quando é preciso dar um ou outro toque. Mais do que a linguagem, o importante é mesmo o saber programar e pensar como um programador, tudo o resto vem naturalmente.
Dito isto, o Marco deverá estar anos luz à minha frente, saberá melhor.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 27 Ago 2015, 21:36 
Administrador
Administrador

C é uma boa linguagem para começar porque dá-te os básicos por baixo (apontadores, etc, etc.). Talvez para aprender a lógica em si ou chegar mais rapidamente a algo que se veja enquanto se aprende haja outras linguagens melhores. Eu por exemplo tenho pena de não ter prestado mais atenção ao básico do C porque embora conheça essas noções mais básicas de alocação de memória e por aí fora, não as domino. É claro que no que faço tento sempre perceber qual a maneira mais eficiente de fazer uma coisa, mas às vezes isso podia vir mais automático em vez de ter de pesquisar depois de fazer algo de uma forma e pensar "se calhar há forma de melhorar isto".

Mas sim, sem dúvida que o importante é pensar no modo como fazer as coisas, até porque as linguagens vão e vêm e não se pode ficar só preso a uma ou duas.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Ago 2015, 17:19 
Fight Owens Fight!
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 26 Fev 2009, 12:18
darkdragon008 Escreveu:

Alguma coisa de jeito para começar a aprender? Tenho ouvido falar muito de Phyton mas não sei se será a melhor opção

Java. Foi o que eu gostei mais de aprender, e acho bastante intuitivo.

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Ago 2015, 18:54 
Administrador
Administrador

Java é fixe por vários motivos. É fácil, absorves rapidamente, consegues fazer facilmente algo que se veja (até mesmo com interface). No entanto, várias pessoas aconselham que não se aprenda Java como primeira linguagem, sob risco do pensamento das pessoas que aprendem ficarem demasiado presos à linguagem e ao paradigma orientado a objectos. É certo que metade dos cursos de Engenharia Informática em Portugal começam a ensinar Programação a partir do Java, mas se calhar não é à toa que aqueles que são considerados os dois melhores cursos, são aqueles que não o fazem.

Com isto, longe de mim dizer para irem aprender Scheme. :P Mas Python parece-me uma boa opção. Mesmo o C++ em termos de abrangência e pensamento lógico ensina-te mais do que o Java. A partir do momento em que sabes C++, começar em Java torna-se uma brincadeira de crianças por comparação.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Ago 2015, 19:13 
Fight Owens Fight!
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 26 Fev 2009, 12:18
MarcoAZB Escreveu:
Java é fixe por vários motivos. É fácil, absorves rapidamente, consegues fazer facilmente algo que se veja (até mesmo com interface). No entanto, várias pessoas aconselham que não se aprenda Java como primeira linguagem, sob risco do pensamento das pessoas que aprendem ficarem demasiado presos à linguagem e ao paradigma orientado a objectos. É certo que metade dos cursos de Engenharia Informática em Portugal começam a ensinar Programação a partir do Java, mas se calhar não é à toa que aqueles que são considerados os dois melhores cursos, são aqueles que não o fazem.

Concordo com tudo, tive uma grande dificuldade mesmo em passar de Java para C. A malta que faz o contrário acha fácil.

Imagem

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Ago 2015, 23:22 
Membro de Ouro
Membro de Ouro

Registado: 13 Ago 2010, 17:14
Lisp (ou Prolog) é que é de homem :P

Mais a sério, a linguagem não passa de uma ferramenta para um fim. O que interessa mesmo é a forma de pensar, de criar os algoritmos. Com tempo/prática acaba por se ficar minimamente à vontade com qualquer linguagem.
Algumas grandes empresas já nem querem saber do que a pessoa sabe programar, é mesmo a forma de pensar.

Anyway, como foi ficando estalecido por aqui: Java é fácil para começar mas talvez não seja a "melhor", pelo que o Marco foi dizendo ;)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2015, 11:51 
Administrador
Administrador

Prolog :vom:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2015, 12:11 
Eu ganhei um jogo ao Alaska
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 19 Mar 2009, 20:17
MarcoAZB Escreveu:
Prolog :vom:

x2

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2015, 14:53 
O QUEEE? FORA DE JOGO CARALHO!
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 27 Set 2007, 21:11
Tiagorm Escreveu:
MarcoAZB Escreveu:

Concordo com tudo, tive uma grande dificuldade mesmo em passar de Java para C. A malta que faz o contrário acha fácil.

Não foste para uma faculdade a sério, é o que dá...

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 16 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal