28 de Abril de 2014 - Hora da escaladaBom dia! Está na hora de ir para a estrada para uma das etapas decisivas deste Tour de Romandie e eu estou preparado para tentar fazer estragos nos ciclistas do top10 em busca de marcar presença por lá. Vamos a isto!
No dia de hoje o Ratto, o Meyer, o Txurruka, o Schär, o Proni e o André Cardoso são os escapados e têm uma vantagem de sete minutos, sendo que o André garantiu hoje a sua camisola rosa nesta competição.
Quem trabalhava no pelotão era a Omega, o que prova que o Tony Martin está mesmo com ideias de vencer a classificação geral.
Os ataques começam a 48 quilómetros do fim, sendo que quem abriu as hostilidades foram o De Gendt, o Kiserlovski, o Gusev, o Seeldraeyers e o Taaramäe, em busca de recuperar tempo na geral.
Como foram ataques sem efeito, passam-se dez quilómetros e voltam a surgir ataques com o Agnoli, o Henao e D. López e o Gusev a não terem, novamente, sucesso.
E a 30 quilómetros do fim começa a verdadeira etapa, com o segundo classificado da geral ao ataque! Eu ainda pensei em seguir o Contador, mas acho que é demasiado cedo para me lançar para a frente.
Mas passam-se quatro quilómetros, o Froome ataca e eu e o Quintana vamos a acompanhá-lo, por já ser demasiado perigoso ter estes homens na frente.
Mas somos logo seguidos pelo Hesjedal, pelo Gusev, pelo Agnoli, pelo Henao, pelo Velits e pelo Valverde!

Com tanto ataque o grupo volta a estar todo unido mas o camisola amarela Tony Martin começa a perder posições e a dizer adeus à classificação geral.

Valverde, López, Kessiakoff e Henao de novo ao ataque!
O Pinot, o Hesjedal e o Contador juntam-se ao ataque. O francês está com uma facilidade tão grande em pedalar, que ataque. Não tarda muito tenho é de ser eu a mexer com a corrida, tenho segundos a recuperar.
20 quilómetros para o fim, Txurruka e André Cardoso ainda isolados.
E novos ataques no pelotão, com o Hesjedal, o Garzelli, o Valverde, o Kiserlovski, o Taaramäe, o Velits e o Froome a se lançarem para a frente, sem qualquer resultado.
López de novo ao ataque, desta vez acompanhado do Evans!
10 quilómetros finais, Txurruka sozinho porque o André deixou-se ficar para trás depois de conquistar os pontos da montanha e nós no pelotão estamos já bem perto do homem da Euskaltel.
Eu, Pinot e Hesjedal na dianteira do pelotão, com o Contador na minha roda. Enquanto estes três homens estiverem assim tão atentos eu não vou conseguir sair do pelotão e a etapa já está perto do fim.
Oito quilómetros finais, ataque do Slagter, Valverde, Henao e Garzelli!
Novamente um ataque que não surte nenhum resultado e já só faltam cinco quilómetros, altura em que me aproximo mesmo da frente do grupo, olho para os lados...
E ataco!

Mas o Froome, o Contador e o Pinot fazem a ponte, com o Hesjedal a responder um pouco mais tarde.

Último quilómetro, o grupo acaba por chegar todo junto.
E vence o Froome, num grande sprint! Ele vence com uma grande vantagem apesar dos comissários não a considerarem na contagem do tempo da etapa.
Quinto lugar na etapa e subida garantida na geral, vamos lá ver para que posição.
Oitavo, a ainda alguma distância do Contador, mas amanhã é outro dia de alta montanha e com as diferenças na geral a serem mínimas, ele vai ser bastante atacado. Eu prometo andar ao ataque, amanhã tem mesmo de ser para conseguir vencer, já que é o último dia. Bem, até amanhã!