zeduarte 10 Escreveu:
Alaska, eu li o que tu escreveste e apesar de já ter dito antes que não estranhava que se votasse Rui Costa e inclusivamente que o Aru viesse a perder, acho que quando escreves coisas como “sem pensar duas vezes” deixas a ideia que este é um duelo sem história e que não faz sentido votar Aru. Inclusivamente ao afirmares que o pessoal não vota no Rui porque somos um país de adeptos exclusivamente de provas de três semana – que até pode ser verdade – parece-me de certo modo retirar mérito ao Aru e aos feitos dele. Acho que para votar num dos dois não é necessário “diminuir” os feitos do outro, até porque se qualquer um dele terminasse hoje a carreira já tinha valido a pena.
Eu gosto imenso de ciclistas com as características do Rui e durante anos parecia quase uma miragem ter um português a lutar por monumentos e a ser +/- consistentemente um dos melhores ciclistas nos rankings. Acho que tem qualidade para mais e até o condeno, de certa forma, por ainda não ter ido buscar um monumento, algo que sendo atenuado pelo título mundial não deixa de ser uma "falha". O próprio título mundial por ter chegado tão cedo deixa água na boa e coloca a fasquia bem alta para o Rui, sendo eu um dos primeiros a admitir que isso não é muito benéfico para ele. O facto dos portugueses não terem outro corredor “com quem se distrair” nestas provas também coloca um bocadinho de pressão no Rui. Em Espanha, se o Valverde não vence, há Rodríguez, há Contador, etc. e um dia menos conseguido acaba por passar ao lado enquanto que aqui é rabtido quase à exaustão. Por fim, há muito boa gente que passa carreiras ao alto nível e não consegue metade do que o Rui já conseguiu. Para mim o Rui é espetacular, ponto.
Agora, o que me faz votar Aru…
Entre um grande Voltista e um Classicomano, ambos de alto nível, eu tenho mais tendência a escolher como meu preferido o classicomano pelo simples motivo de serem provas que eu adoro e não interessa muito estar aqui a dizer porquê. Obviamente falo em caso que se assemelhem, tipo, ciclista A: 2x LBL, 1 AGM, 1MSR; ciclista B: 1Tour, 1 Giro. Há casos em que o palmarés será desequilibrado e aí não há grande volta a dar. Pegando num exemplo concreto, entre um GilbertBoogard e um Menchov eu vou para um Boogard.
No caso do Aru vs Rui ambos têm um palmarés que permite esta margem de discussão. De antemão, concordo completamente quando dizes que o Rui fez mais que o Aru nos últimos 30 anos, algo que significando algo, não significa tudo. Não se pode tratar apenas de quantidade. Na verdade, eu concordo com quase tudo o que apontas: o Rui é amplamente superior em PPE e Provas de 1 dia, sendo que o Aru “apenas” é melhor em Grandes Voltas. Mas aqui, e tal como dizes que o tugão tem tendência a valorar apenas as grandes voltas, também me parece que ao quereres equilibrar a balança acabas por menosprezar essas provas. Tal como o Rui tem resultados muito superior em PPE também o Aru tem resultados muito superiores em Grandes Voltas. Para se ter noção, o Aru fez qualquer coisa como (não tenho a certeza) 5/6 grandes voltas e acho que só por uma vez não terminou num top-10. Top-10 que, entrando involuntariamente na futurologia, não me parece que alguma vez o Rui venha a conseguir. E não podemos dizer que não era um objectivo porque era, e neste aspecto, sobretudo na Lampre, o Rui deixou muito a desejar.
Enfim, só para terminar, e vendo que ao nível de PPE’s o Rui ganha fácil, e que ao nível de vitórias em etapas estão muito equiparados, com ligeiro pendor para o Rui, naquilo que cada um é superior, a minha leitura é esta: Os top-10 do Rui nos monumentos ficam atrás dos top-10 do Aru nas Grandes Voltas e o Campeonato do Mundo fica taco-a-taco com a Geral da Vuelta - acho que ser campeão do mundo é mais prestigiante, por isso no binómio prestígio/dureza acaba por aproximar as duas competições. Acho que um top-10 numa grande volta é um marco maior numa carreira que um top-10 num monumento. E é essencialmente pela questão de top-10 GT > top monumento que eu voto no Aru. Ter quase a certeza de que ele vai vencer mais 1 ou 2 GT também, e eu sei que isso não devia vir ao caso... mas prontos.
Concordo com absolutamente tudo que disseste, mas até acrescentava uma coisa: neste momento, se pusessem o Aru e o Rui frente a frente em montanha, colinas, CR e num sprint mano a mano, o Rui só ganhava em CR.