|
Eu sou por norma contra a presença de qualquer um dos 3 grandes no ciclismo (já o Boavista não me incomoda).
O problema deste Benfica é que foi uma equipa feita de 2ªs escolhas. Obviamente não estou a falar do José Azevedo ou do Cândido Barbosa, mas o problema é o restante plantel. No ano anterior do Benfica volta à estrada, apresentou propostas de contracto a quase toda a equipa da ucmaia. Conseguiu levar o Petrov e o Castanheira, mas ficaram as joias da coroa (Cabreira, Pires e Cardoso). Conseguiu ir buscar o Azevedo à Discovery, mas o resto da equipa era composta por ciclistas que já não "cabiam" em mais equipa nenhuma (ninguém queria disputar um Renato Silva ou um Rui Lavarinhas). Foram buscar o Javier Benitez que só conseguiu dar vitórias quando correu em Portugal, sendo que apesar de tudo foi o único que conseguiu dar vitórias ao Benfica, exceptuando a vez em que o Pedro Cardoso deu a vitória na etapa ao Azevedo.
Teve também um azar chamado Sérgio Ribeiro, se bem que me deu a impressão que tal poderia não ter acontecido, se não tivessem colocado tanta pressão em cima do ciclista. De qualquer maneira, chegado à Volta a Portugal, não seria ele a fazer grande peso. A juntar a isto o erro de casting chamado Pecharroman, que não apresentava quaisquer resultados nos últimos anos, e foi escolhido para braço direito do Azevedo.
Quando chegou à Volta a Portugal, verificou-se que o Benfica não tinha equipa e nos momentos decisivos o Azevedo ficou sempre sozinho, tendo-se se seguido a isto a frase mais estúpida que me lembro de ouvir a um director desportivo: "se o Azevedo tivesse muito melhor que os outros, não precisava de equipa". O Pecharroman, apesar do lugar que conseguiu entre os primeiros (foi 8º) nunca conseguiu estar com a frente da corrida quer para disputar um lugar na etapa, quer para ajudar o líder, tendo conseguido esse resultado à conta de um bom contra-relógio final (foi 6º), pois nas etapas de montanha (Torre e Srª da Graça) não conseguiu chegar dentro do top-10.
Final do ano, o Benfica decide reforçar o seu plantel com 5 corredores saídos dos sub-23 (apenas para ter autorização para correr as provas do calendário nacional) e após falhar a contratação do Xavier Tondo, João Cabreira, Oscar Sevilha, Eladio Gimenez e Hector Guerra, contrata o Cândido Barbosa e o Ruben Plaza, sendo que este último, por estar envolvido na Operação Puerto, matava qualquer esperança de participação na Vuelta. Participação essa que já era practicamente impossivel, devido à diferença de orçamento e plantel que demonstrava perante qualquer outra equipa Continental.
Tendo em conta a saída do Renato Silva, do Pecharroman, do Lavarinhas, o envelhecimento do Azevedo, o plantel era bastante mais fraco do que o do ano anterior. Ainda por cima tendo em conta que quer a Liberty, quer a LA ou mesmo até a Fercase, se haviam reforçado bastante melhor do que o Benfica. Conseguiu vencer a Volta a la Comunitat Valenciana à custa de uma fuga que muitos acreditam, não fosse um erro por parte da organização que levou o pelotão pelo caminho errado, e a fuga nunca teria resultado. Depois disso conseguiu ainda, novamente através do Plaza, ganhar o CR da Volta a la Comunidad de Madrid e o prologo da Volta a Portugal. Venceu ainda mais duas etapas, ambas pelo Cândido (que até aos campeonatos nacionais limitou-se a encher chouriços), sendo uma delas com um sprint que até um cego via que era irregular. Dizer que estas vitórias na Volta a Portugal, foram conseguidas muito à custa de arranjos na secretaria (não vale a pena dizer mais nada). Depois disso conseguiu ainda ganhar a última etapa e a geral do CP Crédito Agricola.
Tendo em conta tudo isto, acho que o projecto está mais que morto, sendo que apenas um transplante de quase todos os orgãos e muitas transfusões de sangue (mudar de director desportivo, manter apenas um ou 2 ciclistas e aumentar o orçamento) é que pode evitar que se faça o funeral.
PS-> Eu falo em aumentar o orçamento, pois não é possível atingir os objectivos que se propuseram, com um orçamento que é menos de metade das equipas continentais que conseguem garantir lugares das Grandes Voltas.
|