Pengo Escreveu:
tozequio Escreveu:
A Senhora da Graça é o santuário por excelência do ciclismo nacional. Retirar a subida seria péssimo para os adeptos de ciclismo. Só quem já lá esteve percebe verdadeiramente o espírito de festa que ali se vive, e que nunca poderá ser replicado noutro local. Portanto, e acertadamente, a PAD tem optado por manter a Senhora da Graça no percurso da Volta, mesmo com as dificuldades financeiras da câmara de Mondim de Basto.
Ter a espectacularidade do público para mim por si só não chega...têm que tornar a etapa mais dura com outras subidas antes para assim a ascensão final ser também ele mais dura...porque se assim não for os ciclistas optam pela marcação uns aos outros e por andamentos baixos e pouco serve o incentivo do público nessas circunstâncias.
Claro, nesse aspecto também concordo inteiramente. A etapa da Senhora da Graça pode e deve ser endurecida previamente, como já tivemos exemplos excelentes em anos anteriores (Barragem do Alvão, Monte do Viso, etc). Agora a questão no meu ponto de vista é que a Volta, e o próprio ciclismo nacional, precisa, da Senhora da Graça, e tem sido essa a razão pela qual a subida tem sido mantida, apesar de todos os problemas em relação ao financiamento.
Para mim o problema está em não ter os ditos cujos no sítio e arriscar tirar a Senhora da Graça um ano da estrada. No ano a seguir fazia-se uma etapa tipo esta e a etapa tornava-se mais mítica do que é.