Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 16:18

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 54 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:00 
Moderador
Moderador

Registado: 30 Mar 2009, 08:38
Aigurande - Super-Besse Sancy (189 km)

A ETAPA:OS QUILÓMETROS FINAIS:
ImagemImagem

OS FAVORITOS:

*** Gilbert, Hushovd, Voeckler
** Rojas, Boasson Hagen, Goss
* Cunego, Ventoso, Feillu

PRÉ-ANÁLISE:

No início da Grand Boucle de 2011, temos uma etapa algo diferente daquilo que é habitual... não há prólogo. À semelhança do que se passou em 2008, o Tour de France terá o seu início com uma longa etapa em linha... e também com uma chegada num pequeno topo. Na altura, o vencedor foi Alejandro Valverde.

Passando ao que realmente interessa, topo de deste ano é o Mont des Alouettes. Como se pode observar na imagem disponibilizada, esta é uma subida curta, de apenas 3km, que tem a sua parte mais dura a meio e que depois volta a empinar no final.

Certamente que sprinters como Mark Cavendish, André Greipel ou Tyler Farrar, provavelmente os três melhores do mundo na especialidade, não conseguirão chegar ao final em condições de disputar a etapa, já que não se dão nada bem com o tipo de inclinações que esta subida apresenta.
Por outro lado, homens rápidos como o campeão do mundo Thor Hushovd, Edvald Boasson Hagen ou Matthew Goss e que têm alguma facilidade em passar estas subidas, poderão estar na disputa da primeira etapa e, consequentemente, da primeira maillot jaune deste Tour de France.

Como é óbvio, com um final algo duro como este, é normal que aqueles homens denominados de puncheurs tentem um ataque que os leve à chegada isolada à meta. Ao pensar neste tipo de ciclistas, surgem logo dois nomes: Philippe Gilbert e Thomas Voeckler. O primeiro tem tido um ano soberbo, com inúmeras vitórias, entre as quais se encontram a tripla das Ardenas (Amstel Gold Race, Flèche Wallone e Liège-Bastogne-Liège) e os campeonatos nacionais belgas; o francês também tem vivido uma época de sonho, com o destaque a ir para as duas etapas conquistadas no Paris-Nice, prova importante pertencente ao calendário do World Tour.
Homens como Damiano Cunego, Sylvain Chavanel também não são de descartar na luta pela esta etapa.

Na minha opinião, será um homem deste segundo grupo a vencer a etapa. Com um ataque explosivo a 1km/800m da meta, será muito difícil às equipas dos ditos "homens rápidos" controlar a possível vaga de ataques que venha a surgir. Talvez um grupo de 3/4 unidades chegue junto ao final, se não houver ninguém com força suficiente para fazer verdadeiras diferenças.

Portanto, fazendo um apanhado geral dos favoritos à conquista da etapa, temos equipas que irão tentar controlar a equipa de maneira diferente.
Garmin, Sky e Columbia, provavelmente, irão tentar colocar um passo constante no pelotão durante a subida, de forma a levarem os seus homens à recta da meta nas melhores condições, mas sem nunca entrar em "ritmos malucos" para não desgastar demasiado esses homens.
Omega Pharma, Europcar e Lampre, tentarão controlar a corrida desde cedo, já que são, provavelmente, as que têm mais pretensões à etapa. A equipa belga, pelas declarações de Philippe Gilbert, irá tentar controlar a corrida até ao fim, endurecendo-a na subida final, para um ataque posterior do recentemente coroado campeão belga.

E vocês, o que acham desta etapa? Como irá ser corrida? Quem irá trabalhar? Quem irá atacar? Quem irá defender? Este tópico está aí para vocês debaterem, mas com cabeça e imparcialidade.

AVISOS:
  • Qualquer post sem conteúdo relevante, como "vai ganhar x", será apagado assim que possível.
  • Os tópicos sobre o Tour de France da secção de debates serão bloqueados antes das etapas a que se referem, sendo os comentários directamente alusivos à corrida feitos neste tópico: viewtopic.php?f=15&t=4794.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:06 
Tetra no Tour
Tetra no Tour

Registado: 02 Set 2008, 21:24
Muito sinceramente, não me parece à media de um Cunego. Já Rojas, Ciolek ou Gillbert são grandes hipóteses! Acredito que a Omega dê o tudo por tudo de forma a que o Gilbert seja o camisola amarela, mas também acho que a Quickstep vai puxar forte ;)

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:07 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Não sei se o Cunego vai com pretensões à geral, mas se for, não o estou a ver a arriscar e a começar a abrir logo no início do Tour, vejo mais um Gilbert ou Voeckler que não têm pretensões à geral e que podem querer andar um dia de amarelo sabendo que não têm hipóteses no resto dos dias.

E lanço uma pergunta, até que ponto a morte do Weylandt pode afectar o Farrar neste Tour? E afectará como factor de motivação ou desmotivação?

deviantART

Editado pela última vez por Kazam em 01 Jul 2011, 00:08, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:07 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Ago 2008, 00:40
Não sei até que ponto o Vino não vai tentar alguma coisa, ele disse que queria andar de amarelo.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:10 
Penta no Tour
Penta no Tour

Registado: 16 Jul 2009, 10:21
Bom texto. ;)
Dos favoritos apontados tenho dúvidas quanto ao Boasson Hagen que recentemente teve um problema qualquer de saúde, se não me engano, e que inclusive colocou em risco a sua participação no Tour. Se realmente tiver debelitado a Sky pode tentar apostar no Gerrans. Para a camisola amarela parece certo um ataque do Gilbert para a vitória, já que este tem cumprido grande parte dos objectivos a que se propõe. Se chegar tudo junto a Movistar parece-me uma boa equipa para conseguir a vitória, através da dupla Rojas-Ventoso.

Sometimes you need to be crazy to do all this. Tell yourself and you promise yourself that tomorrow you not going to do this again, you not going hurt your body again. Next day...just attacking" - Frank Schleck

Editado pela última vez por ruiiiii em 01 Jul 2011, 00:13, num total de 1 vez.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:11 
Cavendish, best in the World
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 29 Jul 2009, 08:45
Para mim o grande favorito para a 1ª etapa é o Gilbert, tem aqui uma etapa à sua medida, atacando entre os 1,5 e os 0,8 Km finais.
Contudo poderemos ter chegada ao Sprint com a HTC a trabalhar a um ritmo constante de forma a não permitir grandes ataques e não desgastar tanto o CAV como o Goss para tentarem a vitória; ou então a Omega pega na corrida e aposta forte no Gilbert trabalhando desde cedo.
E não me admiraria alguém com pretensões a um bom lugar na Geral final aproveitar para fazer diferenças.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:13 
If I quit this season, I still be the greatest
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Jul 2009, 18:39
Os grandes favoritos para está etapa na minha opinião são o Gilbert e o Cunego, e só se não tiverem pernas, a vitória lhes escapa na minha opinião, depois não acho que o Voeckler no confronto direto com este dois os consiga bater. Mas está é também uma etapa onde a vitória pode cair para um sprinter que passe bem este tipo de dificuldades, e aqui o lote de possíveis vencedores é maior, com ciclistas como Goss, Hushovd, Petacchi e Hagen no topo dessa lista, portanto é uma etapa onde de certo que irão acontecer bastantes ataques, e dependo de a que ritmo se iniciar a subida final poderá haver ou não um sprint compacto pela vitória.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:15 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Polo_7 Escreveu:
Os grandes favoritos para está etapa na minha opinião são o Gilbert e o Cunego, e só se não tiverem pernas, a vitória lhes escapa na minha opinião, depois não acho que o Voeckler no confronto direto com este dois os consiga bater. Mas está é também uma etapa onde a vitória pode cair para um sprinter que passe bem este tipo de dificuldades, e aqui o lote de possíveis vencedores é maior, com ciclistas como Goss, Hushovd, Petacchi e Hagen no topo dessa lista, portanto é uma etapa onde de certo que irão acontecer bastantes ataques, e dependo de a que ritmo se iniciar a subida final poderá haver ou não um sprint compacto pela vitória.

Não vejo estes dois a conseguirem impor-se perante os outros, e mantenho a minha posição que o Cunego não deve arriscar já, ainda por cima tendo o Gilbert com pretensões à amarela.

deviantART

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:22 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Muito sinceramente, parece-me que a etapa e a desejada amarela irão para o Gilbert. Ele já afirmou querer conquistá-la e raramente falha um objectivo a que se propõe. Depois, há homens como Cunego, Vino, Gerrans, Voeckler, Chavanel ou Kolobnev que poderão tentar a vitória. Se o pelotão chegar todo junto, Hushovd, a dupla da Movistar, Feillu, Dumoulin ou até mesmo o jovem Gallopin podem garantir boas posições.
Rui, há um pequeno erro. Tens o Rojas 2 vezes na lista de favoritos. ;)

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:24 
El Tío del Mazo
Moderador
Moderador

Registado: 14 Mar 2009, 10:59
Eu tenho quase a certeza que o Vino vai atacar, o sonho dele é vestir uma vez a amarela no Tour, e é agora ou nunca. O Gilbert parte como o principal favorito, e estou curioso para ver o Rojas que se conseguir aguentar na roda dos mais fortes é um serio candidato. Não acredito em mais nenhum sprinter, o Hagen era uma hipótese, mas parece que está/esteve doente, não sei até que ponto estará em condições. Ah, e não descarto também o Grega Bole, ao estilo Rojas.

Já agora podia se também apontar um possível vencedor surpresa para a etapa, e nesse caso eu aponto, Marco Marcato.

Bom começo ruiR. =D>

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:30 
Novato
Novato

Registado: 07 Set 2010, 23:04
E que tal o Boonen?

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:32 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 12 Jul 2010, 16:28
Para mim, tudo dependerá do Gilbert. Se ele estiver na forma que tem demonstrado este ano principalmente nas clássicas ninguém o poderá bater.
Caso isso não aconteça, Boassen Hagen e o Rojas têm uma grande possibilidade de vencer no sprint, não descartando a possibilidade de ataques de ciclistas como Voeckler e Cunego.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:33 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 23 Jul 2008, 10:37
Não me parece que esta etapa acabe num sprint, posso estar enganado mas há grandes probabilidades de isso não acontecer. Penso que como disseram o Vino poderá tentar algo já nesta primeira etapa, com este senhor nunca se sabe o que pode acontecer. O Voeckler que tem uma motivação especial para conseguir vestir a amarela na GV do seu país, e a motivação sozinha não ganha nada mas que dá uma valente ajuda dá :P

Continuem que isto vai prometer =D>

Selecção Portuguesa de Hóquei Subaquático, sim ela existe!

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:36 
El Tío del Mazo
Moderador
Moderador

Registado: 14 Mar 2009, 10:59
O Boonen não tem qualquer hipótese, só se ninguém se mexer e for a QuickStep a controlar. Mas há que ter em conta diversos fatores, primeiro são 3km de subida, a inclinação não é muita mas sempre são 4%, e depois talvez o mais importante, o Gilbert quer a amarela, vai atacar com toda a força, e nenhum sprinter terá capacidade para segui-lo, e se calhar mesmo ninguém.

MensagemEnviado: 01 Jul 2011, 00:39 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 11 Ago 2009, 08:11
Grande texto Rui, não sei se vou conseguir igualar isso :P

Falando no que interessa, penso que equipas como a Omega e até a própria Garmin são quase "obrigadas" a tomar conta desta etapa assim que ela comece.

Acredito que as equipas francesas nomeadamente a Europcar, Saur-Sojasun, e equipas como a Katusha, Astana etc., vão tentar a sua sorte na fuga, porque com os ventos do norte aquilo é bastante complicado para um pelotão tão grande como o que vai estar na linha de partida para conseguir anular a fuga antes de esta chegar ao destino. Para além dos homens apontados no texto do Rui e pelos demais membros, penso que não se podem esquecer de homens como o Ivanov, Kolobnev, Duque, Feillu ou até um Vinokourov meio louco como só ele sabe, podem conseguir fazer algo nesta etapa.

Não sei porquê, estou com um feelling que esta vai para uma fuga.

Para responder à pergunta do Kazam, eu acho que isto só irá motivá-lo, ele já teve a sua fase decadente depois da morte do amigo, está com a confiança a subir, senão não estaria na equipa para o Tour.

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 54 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal