Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 21 Abr 2026, 02:49

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 356 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 ... 24  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 01 Ago 2021, 21:59 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Abjeto. Felizmente parece que está a "salvo" e a tratar de pedido de asilo junto de um país da UE.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 12:23 
CAMPEÓN, ALBERTO CAMPEÓN.
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 17 Ago 2013, 17:48
A Bola com o nome que tem dedica as suas capas exclusivamente ao atleta medalhado, já o Record volta a presenciar os leitores com uma capa partilhada. Com o Jorge Fonseca, dividiram o protagonismo com um interesse potencial no Wendell, hoje com a renovação do Pote.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 12:29 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
CandidoBarbosaPT Escreveu:
A Bola com o nome que tem dedica as suas capas exclusivamente ao atleta medalhado, já o Record volta a presenciar os leitores com uma capa partilhada. Com o Jorge Fonseca, dividiram o protagonismo com um interesse potencial no Wendell, hoje com a renovação do Pote.
O mais “””””””””cómico”””””””””” é que o suposto interesse no Wendell era se a possibilidade distante de sair o Grimaldo se viesse a concretizar.

Mas já há muito tempo que não se pode esperar nada desse jornal, ou de tudo o que pertença à cofina.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 14:04 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 09 Jul 2009, 02:55
A Sifan Hassan quer ganhar os 1500m, 5000m e 10000m. Os 5000m já estão.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:02 
Membro do Mês
Membro do Mês

Não deu para a medalha mas excelente resultado da Liliana Cá, a coroar uma evolução tardia (só em 2018, com 32 anos, é que passou os 60m pela primeira vez e só este ano subiu dos 62m).

O setor dos lançamentos deixa-me muitas ilusões para o futuro.

Neste momento temos duas discóbolas olímpicas, 2 homens acima de 21m no peso, 4 raparigas acima ou muito perto dos 17m no peso feminino e no futuro deveremos contar pelo menos com o Décio Andrade (que está nos Estados Unidos na universidade e este ano já ficou a apenas 4m do mínimo olímpico no martelo) e com o recordista nacional do dardo que ainda só tem 20 anos e com o RN dos últimos dias está a menos de 3m do mínimo direto.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:20 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

DoubleS Escreveu:
Não deu para a medalha mas excelente resultado da Liliana Cá, a coroar uma evolução tardia (só em 2018, com 32 anos, é que passou os 60m pela primeira vez e só este ano subiu dos 62m).

Neste momento temos duas discóbolas olímpicas, 2 homens acima de 21m no peso, 4 raparigas acima ou muito perto dos 17m no peso feminino e no futuro deveremos contar pelo menos com o Décio Andrade (que está nos Estados Unidos na universidade e este ano já ficou a apenas 4m do mínimo olímpico no martelo) e com o recordista nacional do dardo que ainda só tem 20 anos e com o RN dos últimos dias está a menos de 3m do mínimo direto.

Por que dizes que é um excelente resultado? Posso estar a avaliar mal a questão, mas a mim pareceu-me uma atleta mentalmente fraca. Ora, a sua melhor marca do ano dava tranquilamente para as medalhas e acaba por nem utilizar o último lançamento? É certo que a questão climatérica afetou, mas não pode justificar todo, já que a medalhada de prata conseguiu o seu recorde pessoal já após o reatamento da prova. Para mim, a única atleta que se superou até agora foi a Patrícia Mamona que em 4 saltos bateu o record nacional e com 3 que davam para a prata. Mesmo do Jorge Fonseca, apesar de ter conseguido o bronze, sendo ele um bicampeão mundial, já se esperava um pouco mais.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:33 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 25 Ago 2007, 23:41
DoubleS Escreveu:

Por que dizes que é um excelente resultado? Posso estar a avaliar mal a questão, mas a mim pareceu-me uma atleta mentalmente fraca. Ora, a sua melhor marca do ano dava tranquilamente para as medalhas e acaba por nem utilizar o último lançamento? É certo que a questão climatérica afetou, mas não pode justificar todo, já que a medalhada de prata conseguiu o seu recorde pessoal já após o reatamento da prova. Para mim, a única atleta que se superou até agora foi a Patrícia Mamona que em 4 saltos bateu o record nacional e com 3 que davam para a prata. Mesmo do Jorge Fonseca, apesar de ter conseguido o bronze, sendo ele um bicampeão mundial, já se esperava um pouco mais.

Acho que tendo em conta a evolução tardia, como ele explicou, não se pode esperar ou até exigir muito mais. Não estamos propriamente perante um super talento, estamos com uma lançadora que atingiu o seu melhor aos 34 anos, não tem grande traquejo em grandes competições, e honestamente chegar á final e atingir o 5º lugar já me pareceu excelente. Acho que pouca gente esperava esta superação, mesmo não tendo batido a sua melhor marca.

Eu concordo contigo quando falas em superação ao bater as melhores marcas, e tenho pena que na maioria dos casos raramente os portugueses o consigam fazer nestas grandes competições. Parece que há um bloqueio mental até. No entanto neste caso específico da Liliana, não consigo pensar dessa forma.

Btw, essa evolução nos lançamentos portugueses parece estar mesmo directamente ligada com a criação do centro internacional de lançamentos aqui em Leiria, que trás para cá muitas provas internacionais e estágios das melhores equipas mundiais, o que obviamente promove as modalidades e ajuda os atletas portugueses a superarem-se também.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:38 
Membro do Mês
Membro do Mês

As condições hoje eram péssimas. Disco e martelo são as piores provas para fazer com chuva.

A melhor marca dela (e a 2ª dela) foi feita no inverno. A de hoje é a 4ª melhor marca do ano e ela já competiu pelo menos 18 vezes em 2021. 63,93 é uma marca muito aceitável perante as condicionantes que existiam e a este nível não é esperado que se batam recordes com muita facilidade.

Foi uma competição dentro das expectativas e, para além disso, foi de longe a melhor prestação portuguesa na disciplina em grandes competições internacionais.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:42 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Ok, o que disseram faz sentido. O que a mim me fez mais confusão foi mesmo ver a atleta abdicar do último lançamento, quando o seu melhor dava para a medalha.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:44 
Membro do Mês
Membro do Mês

Ok, o que disseram faz sentido. O que a mim me fez mais confusão foi mesmo ver a atleta abdicar do último lançamento, quando o seu melhor dava para a medalha.

Aparentemente a rótula saiu do sítio depois de uma queda devido à chuva.

https://observador.pt/2021/08/02/caiu-l ... -desistir/

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 15:45 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
DoubleS Escreveu:

O Jorge Fonseca como dizes era bicampeão mundial e fez terceiro, comparar isso à Liliana que não era sequer candidata a estar na final, pelo menos não tanto como várias outras é ridiculo. Ela não tinha feito ainda top 20 em nenhuma competiçao mundial. Conseguir ser quinta é obviamente um grande resultado e muito acima do que toda a gente que segue atletismo achava.

Se para se considerar que alguém esteve bem se tenha de bater o recorde nacional várias vezes, entao a cada 225 atletas só há um com prestação positiva?
Ela chegou muito melhor classificada do que qualquer previsão realista apontava. É evidente que tem de ser visto como positivo. Quase todas as atletas ficaram abaixo das suas marcas pessoais devido as condições climatéricas. Ou só houve uma a estar bem? E as outras foram todas um fiasco?
A Liliana tem muito poucas marcas ao nível do que fez aqui. Allman, pekovic, pudenz, yaime Perez, Kaur, Chen yang fazem regularmente. Mesmo algumas das eliminadas como as chinesas, Robert, Stevens, caballero por norma conseguem fazer muito melhor que a Liliana Cá. As condições não eram as melhores mas eram iguais para todas. Ela sobe de não ser top 20 mundial a terminar em quinto. Isto será SEMPRE uma boa performance.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 16:39 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Mesmo quanto ao Jorge Fonseca ter ficado abaixo do esperado, isso é um bocado desconhecer a realidade do judo, em que há muita "aleatoriedade" envolvida no sorteio e convocatórias, há muita sorte, e há combates de 1 para 1 por comparação a cada um fazer o seu melhor para lançar longe ou correr/nadar/remar rápido. Isto tudo resulta numa variabilidade bastante grande nos resultados entre provas, exceto quando se trata de um atleta que é super dominante na categoria dele, que pulveriza a maior parte das provas em que entra (que não é o caso do Jorge, mas é o caso por exemplo do Shohei Ono, ou do Teddy Riner até aqui há uns anos). Para contextualizar, nenhum campeão do mundo de 2021 foi campeão olímpico sem ser a francesa dos -63kg.

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 19:43 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 14:18
Kazam Escreveu:
Mesmo quanto ao Jorge Fonseca ter ficado abaixo do esperado, isso é um bocado desconhecer a realidade do judo, em que há muita "aleatoriedade" envolvida no sorteio e convocatórias, há muita sorte, e há combates de 1 para 1 por comparação a cada um fazer o seu melhor para lançar longe ou correr/nadar/remar rápido. Isto tudo resulta numa variabilidade bastante grande nos resultados entre provas, exceto quando se trata de um atleta que é super dominante na categoria dele, que pulveriza a maior parte das provas em que entra (que não é o caso do Jorge, mas é o caso por exemplo do Shohei Ono, ou do Teddy Riner até aqui há uns anos). Para contextualizar, nenhum campeão do mundo de 2021 foi campeão olímpico sem ser a francesa dos -63kg.

Sim, sim. Estou de acordo com tudo isto. Digo por comparação. O Jorge Fonseca era definitivamente um dos maiores candidatos a medalhas na sua weight class. A Liliana não era sequer das principais candidatas a ir à final. Equivaleria a um judoca de quem se esperasse quando muito passar as preliminares chegar ao bronze medal match e perder e sentir-se que não foi um sucesso.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 20:51 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Abr 2014, 12:27
Bela prestação da Liliana Cá, pena a lesão tava em boa posição para chegar a uma medalha. =D>

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Ago 2021, 23:03 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Alaska Escreveu:
Kazam Escreveu:

Sim, sim. Estou de acordo com tudo isto. Digo por comparação. O Jorge Fonseca era definitivamente um dos maiores candidatos a medalhas na sua weight class. A Liliana não era sequer das principais candidatas a ir à final. Equivaleria a um judoca de quem se esperasse quando muito passar as preliminares chegar ao bronze medal match e perder e sentir-se que não foi um sucesso.

O que escrevi até era mais em resposta ao que o Cândido disse. Acho perfeitamente justificável dizer que o Jorge era um candidato ao ouro, ele próprio o disse, e aceito que digam que tinham expectativas mais altas para ele, mas só queria reforçar que no judo não existe uma relação tão forte entre resultados de uma competição (ou duas, como os campeonatos do mundo) e o favoritismo para outra (como os jogos) como há em alguns dos outros desportos. E concordo com a comparação que fazes com a Liliana!

deviantART

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 356 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 ... 24  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal