CandidoBarbosaPT Escreveu:
DoubleS Escreveu:
Não deu para a medalha mas excelente resultado da Liliana Cá, a coroar uma evolução tardia (só em 2018, com 32 anos, é que passou os 60m pela primeira vez e só este ano subiu dos 62m).
O setor dos lançamentos deixa-me muitas ilusões para o futuro.
Neste momento temos duas discóbolas olímpicas, 2 homens acima de 21m no peso, 4 raparigas acima ou muito perto dos 17m no peso feminino e no futuro deveremos contar pelo menos com o Décio Andrade (que está nos Estados Unidos na universidade e este ano já ficou a apenas 4m do mínimo olímpico no martelo) e com o recordista nacional do dardo que ainda só tem 20 anos e com o RN dos últimos dias está a menos de 3m do mínimo direto.
Por que dizes que é um excelente resultado? Posso estar a avaliar mal a questão, mas a mim pareceu-me uma atleta mentalmente fraca. Ora, a sua melhor marca do ano dava tranquilamente para as medalhas e acaba por nem utilizar o último lançamento? É certo que a questão climatérica afetou, mas não pode justificar todo, já que a medalhada de prata conseguiu o seu recorde pessoal já após o reatamento da prova. Para mim, a única atleta que se superou até agora foi a Patrícia Mamona que em 4 saltos bateu o record nacional e com 3 que davam para a prata. Mesmo do Jorge Fonseca, apesar de ter conseguido o bronze, sendo ele um bicampeão mundial, já se esperava um pouco mais.
O Jorge Fonseca como dizes era bicampeão mundial e fez terceiro, comparar isso à Liliana que não era sequer candidata a estar na final, pelo menos não tanto como várias outras é ridiculo. Ela não tinha feito ainda top 20 em nenhuma competiçao mundial. Conseguir ser quinta é obviamente um grande resultado e muito acima do que toda a gente que segue atletismo achava.
Se para se considerar que alguém esteve bem se tenha de bater o recorde nacional várias vezes, entao a cada 225 atletas só há um com prestação positiva?
Ela chegou muito melhor classificada do que qualquer previsão realista apontava. É evidente que tem de ser visto como positivo. Quase todas as atletas ficaram abaixo das suas marcas pessoais devido as condições climatéricas. Ou só houve uma a estar bem? E as outras foram todas um fiasco?
A Liliana tem muito poucas marcas ao nível do que fez aqui. Allman, pekovic, pudenz, yaime Perez, Kaur, Chen yang fazem regularmente. Mesmo algumas das eliminadas como as chinesas, Robert, Stevens, caballero por norma conseguem fazer muito melhor que a Liliana Cá. As condições não eram as melhores mas eram iguais para todas. Ela sobe de não ser top 20 mundial a terminar em quinto. Isto será SEMPRE uma boa performance.