Informação PCM-Portugal

Podes acompanhar a participação portuguesa nos primeiros campeonatos do mundo de ciclismo em África nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 01 Nov 2025, 22:09

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: O futuro do ciclismo português
MensagemEnviado: 02 Mar 2010, 16:10 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35698
Localização: Vila Nova de Gaia
http://jornalciclismo.com/pelotao-nacio ... -de-um-mes

Aproveitando esta notícia do Jornal Ciclismo, que reflecte o estado que chegou o ciclismo português, deixo então aqui o tópico de debate sobre o que será possível mudar, num ano em que estamos perto de bater no fundo do poço: apenas 5 equipas profissionais, falta de divulgação das provas, falta de patrocinadores, inúmeros ciclistas desempregados e muitos dos que têm equipa a ganhar salários ridiculamente baixos, que mal darão para sustentar uma família. E por falta de matéria prima não será com toda a certeza, como se poderá deduzir do excelente início temporada de muitos dos ciclistas emigrados no pelotão internacional, assim como dos resultados a nível das camadas jovens nos últimos anos.

Deixo aqui uma entrevista de Serafim Ferreira, já com mais de 1 ano (Outubro de 2008), mas não podia estar mais actual. Segundo ele a Volta a Portugal não terá mais do que 5 anos de vida. E pelos zumbidos que por aí se ouve, que a Volta de 2009 já foi assegurada pela Federação, já que a PAD não apresentava capacidade financeira para tal, não sei até que ponto não será possível que isso aconteça realmente...

http://jornalciclismo.com/serafim-ferre ... a%E2%80%9D

Era importante ter as vossas opiniões fundamentadas neste tópico, e não comentários despropositados ou sem sentido. Por isso se não têm nada de relevante a acrescentar simplesmente abstenham-se de comentar. Caso contrário, e tendo em conta que se pretende que este seja um tópico sério, correrão o risco de ver os comentários sumariamente apagados.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Mar 2010, 17:40 
Ciclista Iniciado
Ciclista Iniciado
Avatar do Utilizador

Registado: 18 Ago 2009, 16:12
Mensagens: 93
Localização: Torres Vedras
Acho que Serafim Ferreira tem toda a razão do que diz e como o diz. O ciclismo português está pelas horas da morte!! As provas por cá mal se notam, nem mesmo as grandes provas do ciclismo internacional têm o espaço informativo e televisionado que já chegaram a ter agora têm. E se não se mostram as grandes em canal aberto, como se podem cativar pessoas para o ciclismo?

Agora não concordo com o Serafim Ferreira com uma coisa...temos matéria-prima velocipédica mais que suficiente para irmos lá fora mostrar que somos bons e que também temos tido resultados a nível internacional. Ou sou eu que me contento com pouco, porque para mim a medalha de prata do Sérgio, as grandes participações do Azevedo no Tour e no pelotão internacional e no ano passado o 1º lugar alcançado pelo Sérgio com a Astana por equipas no Tour onde o português foi braço direito de Contador, acho que são resultados de relativa importância...não tanto como vencer uma das provas rainha do ciclismo, mas se cá não se trabalha o ciclismo, vamos exportar vencedores assim do nada?!

Boas pedaladas pessoal!! :partyman:

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Mar 2010, 20:01 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo
Avatar do Utilizador

Registado: 04 Jun 2008, 16:41
Mensagens: 7169
Não estou muito a par deste tema mas a meu ver o problema que se sente no ciclismo sente-se em todas as outras modalidades.
Não sabendo como andam as coisas por dentro e as relações das respectivas federações com o estado eu era capaz de apontar o dedo ao Ministério da Juventude do Desporto e aos meios de comunicação social que não promovem e alguns nem tentam promover as modalidades com menos mediatísmo em Portugal.
É verdade e até dou os parabéns ao MJD por promover o desporto jovem mas também se deviam de preocupar com as outras modalidades a nível sénior e não só com o futebol.
Nos meios de comunicação social, uma pessoa compra um jornal desportivo de 80 paginas onde 75 são de futebol nacional e internacional, 3 para notícias de outras modalidades a nível internacional e 2 num espaço muito apertado é para o resto das modalidades nacionais. Quem diz jornais diz televisão que nesse caso na maior parte das vezes nem dá destaque às outras modalidades, especialmente nos telejornais, que a RTP tenta promove-las no desporto 2


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 02 Mar 2010, 21:23 
Ciclista Profissional
Ciclista Profissional
Avatar do Utilizador

Registado: 11 Set 2007, 19:41
Mensagens: 744
Localização: Trofa
concordo com algumas coisa do que aqui já foi dito.

Quanto ao artigo, penso que já havia sido comentado neste fórum ha algum tempo. de qualquer das formas, acho que o maior problema de portugal, seja em que modalidade for, é e será sempre o dinheiro. um país mísero como o nosso que nunca tem dinheiro para nada, como há-de conseguir fazer sobressair qualquer coisa?

Comunicação social, é o que todos conhecem. Sejam jornais ou reportagens televisivas.

Concordo com o que o serafim diz, o joão lagos já percebeu que o ciclismo não rende, e prova disso foi o projecto "benfica". mais esse ano e ele tira o patrocínio é o mais certo. Se eu tivesse no lugar dele faria o mesmo.

Para que investir num desporto que:

:arrow: Não tem exposição mediática
:arrow: Não dá condições aos sues intervenientes para verem o seu trabalho ser recompensado
:arrow: Não vê rentabilidade de investimento numa modalidade que já viu melhores dias graças aos constantes casos de dopagem.
:arrow: Uma modalidade onde em Portugal ser ciclista implica sacrificar a sua vida pessoal, em prol de um "amor á camisola" que a unica coisa que trás é a perda de anos de vida? sim porque por muito que a pessoa faça o que gosta, acho que deve impor certos limites de sustentabilidade/sobrevivência
:arrow: Uma modalidade onde a federação faz o trabalho muito bem feito, e aplica sanções/multas/castigos/suspensões com os quais ninguém pode aceitar como minimamente razoáveis?


Acham que alguem minimamente inteligente vai gastar o seu dinheirinho precioso com uma modalidade neste estado? Eu não, e olhem que amo o ciclismo, e digo sinceramente que não gastaria um cêntimo do meu bolso com isto, tendo em conta o estado em que isto está.

_________________
Imagem
Conhece os bastidores da nossa equipa, e acompanha as nossas pedaladas!


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Mar 2010, 02:02 
Ciclista Cadete
Ciclista Cadete
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Set 2009, 21:58
Mensagens: 279
Localização: Sameiro Serra da Estrela
O ciclismo em Portugal está mesmo muito mal, falta de patrocinadores, corredores no desemprego, menos equipas nacionais e provas internas a dar as ultimas.... ](*,) ](*,)
Quando uma corrida como a Volta ao Algarve, que nos dias que correm é a prova portuguesa que mais estrelas traz ao nosso país não tem qualquer tipo de cobertura televisiva a não ser uma pobre nota de roda pé, nao sei bem onde isto vai parar. ](*,) ](*,)
Já da Volta a Portugal nem se fala; Nuno Ribeiro apanhado nas malhas do doping não traz la muito boa publicidade ,e o que eu saltei de alegria quando o pude ver cruzar a meta em 1º la em cima na Torre. :roll: :roll:
Também já li algures que se equaciona a participação da seleção nacional na Volta deste ano.Veremos se isto melhora ou piora so o tempo o dirà... :? :? :?


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 08 Mar 2010, 00:36 
Tripla no Tour
Tripla no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 07:49
Mensagens: 3399
Localização: Maia
Lembro-me de se ter feito neste fórum uma votação sobre qual a principal potência mundial do ciclismo. Não sei dizer ao certo quem ganhou mas lembro-me de ver muita gente a votar na Bélgica com o argumento de que era um país pequeno mas que tinha das melhores equipas, dos melhores corredores e das melhores provas do mundo. A Bélgica tem a mesma população do que Portugal, mas o seu território é um terço do território português. O ponto mais alto do território da Bélgica situa-se a cerca de 700m de altitude. O ponto mais alto do território continental Português situa-se a 2000m de altitude. Como é possível então que a Bélgica tenha um ciclismo mais desenvolvido do que Portugal?

É verdade que a Bélgica é mais rica, mas em Portugal também temos grandes grupos económicos (SONAE, AMORIM, PT, EDP, BES, BCP...) qualquer um deles com capacidade para assumir um projecto de ciclismo na ordem da dezena de milhão de euros. Não é viável? Então suponho que Quick-Step, Rabobank, Lampre... andam a apostar no ciclismo durante estes anos todos porque gostam de atirar dinheiro à rua?

Podem dizer que a Bélgica tem tradição no ciclismo, mas Portugal nunca teve tradição no futebol e nos últimos 20 anos transformou-se numa das selecções mais fortes da Europa. O que mudou? Criou-se escola. Trabalhou-se a formação e isso começa com a Federação.

A Federação Portuguesa de Ciclismo é um cancro que precisa de ser removido. Verdade que temos tido bons ciclistas a aparecer nos últimos anos. Os ciclistas portugueses têm se destacado por essa Europa fora pelos melhores motivos. Temos ciclistas a ganhar etapas em provas ProTour no seu ano de estreia. Outros a competir por um lugar na geral com ciclistas como Alberto Contador, Levi Leipheimer, Samuel Sanchez, Luis Leon Sanchez, Andreas Kloden... Depois temos a Federação Portuguesa de Ciclismo que tem atitudes como teve com o Tiago Machado, que o impossibilitou de ganhar um Campeonato do Mundo de Sub-23 quando era um dos favoritos, ou que destrói o principal projecto de ciclismo do país para beneficiar uma equipa que durante dois anos não fez nada de relevante. Como querem que alguém aposte num ciclismo assim?

Quanto às declarações do Serafim Ferreira e da Volta a Portugal ter 5 anos de vida, acho que esta Volta a Portugal já devia ter morrido à muito. Por muito importante que seja o dinheiro, o traçado da Volta não pode ser definido em função de quem está disposto a pagar para ter a Volta. São sempre as mesmas etapas, as mesmas chegadas, os mesmos percursos. Não pode ser assim. Da mesma forma que não se pode ter edições desenhadas para favorecer determinado corredor.

Outro problema que existe em Portugal é que se está sempre à espera que seja o Estado a ter que fazer tudo. Não podemos estar à espera que seja um ministro qualquer a salvar o ciclismo do pântano em que se encontra. Têm que ser os privados a tomar a iniciativa. Querem um exemplo? Neste momento uma equipa a U.C. MAIA, equipa que conseguiu grandes resultados a nível internacional, é liderada por uma figura, Paulo Couto, bastante respeitada no ciclismo internacional e tem a sua sede na mesma cidade que um dos grupos económicos mais fortes do país, SONAE, grupo este que obtém receitas superiores a 1.000 milhões de euros. Chegava 1% dessas receitas para ter um plantel capaz de fazer coisas muito bonitas por esse mundo fora...


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 13 Mar 2010, 13:56 
Osmonauta Fanboy
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 09 Jun 2008, 01:36
Mensagens: 12870
Localização: Limbo
Acho que um dos grandes que o ciclismo nacional a nível de investimento foi não termos o Cândido Barbosa ou o José Azevedo a ganhar Voltas a Portugal e outras provas no estrangeiro. Sendo os ciclistas mais mediáticos durante tantos anos, se eles conseguissem dominar a principal prova nacional e valerem-se no estrangeiro, eram elevados a estatuto de super-heróis pela população portuguesa como aconteceu com Nuno Delgado, Vannesa Fernandes, Telma Monteiro, os Lobos, Nélson Évora e outros. E com esse efeito, as empresas viam uma oportunidade de capitalizar com os ciclistas e iriam começar a investir no desporto, depois era uma questão de a federação conseguir aproveitar a onda (que pelo vistos, seria algo difícil).

Mas tal não aconteceu, e por isso a federação se quer salvar o desporto tem que conseguir meter um tuga a vencer a Volta, der por onde der (dentro do campo do legal, óbvio). Só quando o ciclismo tiver outra cara bonita isto pode andar para a frente, porque as empresas não vai dar um cêntimo se não der lucro.

P.S.: Vou-me juntar ao grupo dos que querem ver um post do Pfann. Se bem me lembro, o Pfann até já quis abrir um tópico sobre o tema mas tinha receio que se tornasse numa spam fest. Mas aqui, o administrador salvaguarda a integridade do tópico, por isso não há problema. E era importante para o tópico termos o vencedor eleito do prémio de membro que mais percebe de ciclismo (ou algo do género) a dar a sua contribuição, e não só quando o assunto é doping, assim ainda se corre o risco de pensar que ciclismo e doping é uma e a mesma coisa.

_________________
Imagem

Nem todos os que estão dispostos a lutar pela liberdade, lutam pelo socialismo/
Mas todos os que lutam pelo socialismo, lutam pela liberdade.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 15 Mar 2010, 16:59 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mensagens: 31613
Localização: Londres
Hodry Escreveu:
Lembro-me de se ter feito neste fórum uma votação sobre qual a principal potência mundial do ciclismo. Não sei dizer ao certo quem ganhou mas lembro-me de ver muita gente a votar na Bélgica com o argumento de que era um país pequeno mas que tinha das melhores equipas, dos melhores corredores e das melhores provas do mundo. A Bélgica tem a mesma população do que Portugal, mas o seu território é um terço do território português. O ponto mais alto do território da Bélgica situa-se a cerca de 700m de altitude. O ponto mais alto do território continental Português situa-se a 2000m de altitude. Como é possível então que a Bélgica tenha um ciclismo mais desenvolvido do que Portugal?



Argumento falacioso. Precisamente pelo facto de Portugal ser um país não tão plano como a Bélgica é que tal dificulta a prática do ciclismo. No caso da Bélgica, estamos a falar de um país onde, à semelhança da Holanda, grande parte da população tem como meio principal de transporte a bicicleta (em Amesterdão, 40% da população anda de bicicleta, e estamos a falar de uma cidade bem maior do que Lisboa, e na Bélgica, para além de uma taxa parecida, o ciclismo, cyclo-cross e derivados deve ser, à semelhança do futebol, ou quiçá até mais, a preferência dos jovens em termos de prática de desporto).

Mas em Portugal, não há condições nas cidades (nem nas cidades nem em praticamente nenhum lado) para a prática do ciclismo, não só pelo facto de serem cidades algo acidentadas, mas também pelo facto de não haverem ciclovias suficientes ou com condições para quem quer que seja fazer da bicicleta o seu meio de transporte. Para não falar que usar carro em Portugal é sinónimo para muitos de "status" e qualquer pessoa com dois dedos de testa e que zele pela sua integridade física não se vai meter a andar de bicicleta no meio do trânsito, e por isso mesmo o praticante ocasional acaba por ter de ir praticar muitas vezes bem longe da sua casa.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Mar 2010, 00:31 
Administrador
Administrador
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
Mensagens: 35698
Localização: Vila Nova de Gaia
De facto julgo que a nossa realidade não pode ser comparada à dos Países Baixos. A cultura da bicicleta é algo de intrínseco nas pessoas, algo que de todo não acontece por cá. Para além disso, e como consequência, há uma muito maior mediatização do ciclismo, o que leva a maior número de praticantes e um muito maior investimento por parte de possíveis patrocinadores. Daí também o maior nível competitivo que apresenta. Acho que são realidades incomparáveis.

Só quem já esteve na Bélgica ou na Holanda compreende o respeito que os automobilistas têm por quem anda na estrada de bicicleta, bem como a realidade do dia-a-dia, em que o enorme número de ciclovias e a orografia propiciam uma utilização regular e constante da bicicleta como meio de transporte.

_________________
Imagem
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Mar 2010, 13:29 
Vencedor da Liga Virtual
Vencedor da Liga Virtual
Avatar do Utilizador

Registado: 20 Abr 2009, 21:25
Mensagens: 7789
Localização: Simoni Land, Oliveira de Azeméis
Já estive na Holanda, e em pleno centro de Amesterdão vêem-se milhares de bicicletas e poucas dezenas de carros. De referir ainda que a bicicleta tem prioridade sobre o carro. :P

É um pequeno aparte.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 16 Mar 2010, 22:45 
Vencedor de Voltas Pro Tour
Vencedor de Voltas Pro Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 12 Dez 2008, 21:20
Mensagens: 1511
Localização: V. N. Gaia/Coimbra
Também concordo. A cultura velocipédica é incomparável. O ciclismo está para os Países Baixos como o Andebol para a Alemanha e Dinamarca ou os Desportos de Inverno para a Austria e Finlândia, por exemplo.

Na minha opinião o ciclismo português precisa de olhar para todo este revés como uma 'desinfestação', mas acima de tudo parece-me que há aqui um grande trabalho que necessita de ser feito pelos dirigentes, no sentido de promover a modalidade de que tanto gostamos.

A matéria-prima não parece escacear, aliás como nos têm mostrado nos últimos meses a nossa mais recente geração, portanto não me parece que hajam défices ao nível do treino ou da preparação nas camadas jovens.

O que falta mesmo é atrair novos investidores para a criação de novas equipas e corridas onde os nossos ciclistas possam mostrar-se e competir com corredores de bom nível. Isso tem de ser alcançado pelos dirigentes e administradores. Como? Pela mediatização dos eventos levados a cabo pela FPC, pela rentabilização do novo Velódromo, pela divulgação dos resultados alcançados por esta recente vaga de emigrantes.

Isto por palavras parece muito simples, mas obviamente que requer uma grande dose de empenho e dedicação.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Mar 2010, 01:04 
Membro de Platina
Membro de Platina
Avatar do Utilizador

Registado: 25 Ago 2007, 23:41
Mensagens: 15514
Localização: Leiria
Eu penso que há 50 anos atrás o ciclismo em Portugal era bastante mais mediático do que é hoje. Ciclistas como o Joaquim Agostinho eram ídolos para muita gente. Hoje em dia qual é o português que tem um ciclista como ídolo? Fez-se no nosso país uma clara aposta no futebol em detrimento de todos os outros desportos e isso foi um erro brutal! Tiramos casos pontuais como são o Nelson Évora ou a Naíde (e mesmo esses só se fala neles durante os jogos olímpicos) e a nossa actualidade desportiva resume-se ao futebol. Nem a medalha do Sérgio Paulinho mudou nada, pois as empresas de publicidade podiam ter aproveitado como fizeram com o Obikwelo por exemplo.

Para mim os jornais desportivos portuguesas têm muita dessa culpa. Quando estamos numa Volta a Portugal, ao Algarve ou ao Alentejo, devia-se ter sempre na primeira página uma referência, e depois não ter que desfolhar 50 páginas para ver a classificação da etapa num canto inferior da página.

Quanto á federação, não estou dentro do assunto, mas penso que actualmente não tem grande influência no panorama desportivo nacional e isso é muito mau para a modalidade, logo agora que temos excelentes corredores a demonstrar capacidade no estrangeiro.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Mar 2010, 01:27 
Eu perdi um jogo na equipa do Alaska
Tetra no Tour
Tetra no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 01 Jul 2009, 00:49
Mensagens: 4534
Localização: Porto
Apesar de a Bélgica ter uma cultura velocipédica muito mais cimentada que a nossa, não se podem esquecer que também aqui é possível ter uma realidade semelhante. Bastava para isso que houvesse um investimento nos mais jovens, de modo a que com o tempo se tornasse algo natural.
Acho que Portugal tem excelentes condições para ser um país de excelência no que toca ao ciclismo, mas claro está, necessitaria para isso de investimento. Infelizmente, está mais que provado que semelhante acontecimento pode estar longe de acontecer. E isto porquê? A nível federativo (digo isto apenas pelo que leio nos posts de alguns membros) pouco se faz para dar um "abanão" na modalidade; vários casos de doping vieram descredibilizar este desporto junto da população; e por último, as maiores empresas portuguesas pouco apostam em modalidades que não o futebol. Enquanto nenhum destes três factores for corrigido, o ciclismo português deverá manter-se neste estado.
Quanto a mim, várias medidas podem ser tomadas para tentar puxar pelo ciclismo português. Algumas delas podem ter em vista apenas incentivar os portugueses a andar de bicicleta, como por exemplo ajudas estatais a quem comprar bicicletas, criar ciclovias (por exemplo, é algo de vergonhoso que no Porto apenas haja uma ciclovia de alguns metros na Boavista). Assim, mais pessoas iriam estar atentas às provas, e mais potenciais profissionais haveriam. Depois, algo bastante importante era a criação de 2 ou 3 equipas portuguesas competitivas, sendo se possível uma delas Pro tour. Tal como disse o Hodry grandes grupos económicos nacionais não faltam, basta saber quais é que estariam interessados em investir. E por fim, uma medida que devia ser tomada, era que em Portugal os ciclistas fossem suspensos 4 anos por testarem uma vez positivo, e a expulsão da modalidade a quem prevaricasse por 2 vezes. Com isto, um ciclista que se dopasse por 2 vezes, não poderia estar mais ligado ao ciclismo, nem sequer como director desportivo e assim.
Quanto às acusações de que os jornais portugueses e a comunicação social em geral não prestam atenção ao ciclismo, bem, também temos que pensar se foi feito algo para contrariar isso. Por exemplo, porque é que o pessoal não se junta e 1 mês antes da volta começa tudo a enviar cartas para o Jornal de Notícias a pedir uma cobertura exaustiva da volta? Como digo da volta, digo para outra prova qualquer, ou até para toda a época. Se um bom número de pessoas se mostrasse interessado, podia ser que dessem mais ênfase ao ciclismo.

_________________
Imagem


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Mar 2010, 03:13 
El Tío del Mazo
Moderador
Moderador
Avatar do Utilizador

Registado: 14 Mar 2009, 10:59
Mensagens: 9096
Localização: Almada
Falam da imprensa portuguesa só dar atenção ao futebol e de não haver um ídolo no ciclismo, é claro que ter um Alberto Contador ou um Lance Armstrong tornava as coisas mais fáceis, desde logo porque havia mais atenção por parte da imprensa, mais interesse por parte do publico e consequentemente mais gente a querer praticar. Mas ter mais gente a querer praticar não serve de nada quando são poucas as equipas de formação, e grande parte delas na região norte, comparando com as equipas de formação de futebol. Além disso o ciclismo é uma modalidade muito dispendiosa, para um pai, entre por o filho no futebol e no ciclismo, a escolha é óbvia.

Só um ídolo não resolvia os problemas, havia que investir na formação em primeiro lugar, para ter mais gente a praticar e assim a probabilidade de gerar grandes talentos ser maior, com as equipas a terem mais qualidade e capazes de fazer bons resultados a nível internacional, o que podia fazer com que fosse possível arranjar algum patrocinador para voos mais altos. Depois havia que criar mais competições a nível nacional, e ter mais provas portuguesas na TV. Isto tudo a ser feito seria pela federação.

Quanto a ter uma equipa portuguesa no Pro Tour, seria um projecto capaz de chamar a atenção da imprensa mas não me parece viável, isto porque uma equipa no Pro Tour sem uma grande figura não se aguenta muito tempo, ter uma equipa portuguesa com Sérgio Paulinho, Rui Costa, Tiago Machado, e outros corredores de qualidade, mas sem um grande corredor que fosse favorito a alguma prova Pro Tour não servia de muito, ou a equipa fazia muito bons resultados ou durava um dois anos no máximo.

Como não há um ídolo, os patrocinadores são escassos mesmo a nível internacional, o doping é uma mancha na modalidade, e para grande parte dos portugueses só há ciclismo em Agosto.. é difícil arranjar uma corda, que não se rompa, para sair deste buraco.


Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
MensagemEnviado: 17 Mar 2010, 18:32 
Tripla no Tour
Tripla no Tour
Avatar do Utilizador

Registado: 21 Ago 2007, 07:49
Mensagens: 3399
Localização: Maia
Eu quando utilizei a comparação com a Bélgica não me referia a actualidade do ciclismo profissional nos dois países, referia-me sim a potencial. Acho que Portugal tem condições geográficas para poder ter muitos e bons ciclistas, como aliás já começa a demonstrar. Falta uma cultura de bicicleta no país (não percebo como é que Portugal sendo um país fortemente dependente do petróleo, não aposta em meios alternativos de transporte, como a bicicleta) e é preciso trabalhar os nossos jovens no sentido de lhes fomentar o gosto pelo andar de bicicleta.

Em relação ao projecto de uma equipa Portuguesa no Protour, não me parece que os líderes da equipa tivessem que ser necessariamente portugueses. Ainda há a correr em Portugal alguns ciclistas de qualidade bem interessante como por exemplo o José Mendes, Ricardo Vilela, André Cardoso entre outros. Era perfeitamente possível ter uma equipa com líderes estrangeiros (olhar para o caso da Astana, Lotto...) e ter sempre dois ou 3 ciclistas nacionais a representar a equipa nas grandes provas.

Quanto ao facto de o ciclismo ser uma modalidade dispendiosa no que diz respeito à formação, se o ónus do custo dos materiais passa-se para as escolas de formação, então o custo para as famílias era o mesmo de por a criança a jogar futebol. Para além disso, existem benefícios tributários a empresas que apoiem os escalões de formação de qualquer modalidade, pelo que seria mais fácil arranjar apoios nessas situações, do que equipas a encontrar patrocinadores...

No que diz respeito à imprensa, é verdade que a atenção que despendem às modalidades é nula, mas aí a culpa também é nossa. A maior parte de nós (incluo-me no lote) não compra imprensa especializada no ciclismo ou em qualquer outra modalidade que nos agrade. A maior parte de nós só vê provas de ciclismo ao vivo se passarem à nossa porta ou se se tratar da Volta a Portugal. Se não somos nós, adeptos de ciclismo, a dar atenção à modalidade como querem que sejam os outros a dar?

Quanto ao número de provas portuguesas, eu preferia um ciclismo com menos equipas nacionais, menos provas, mas mais competitivas e interessantes internacionalmente. Era preferível haver 3 ou 4 provas com a qualidade da Volta ao Algarve do que uma Clássica do Alpendre todos os fins de semana. Mas isso sou eu...


Editado pela última vez por Hodry em 18 Mar 2010, 00:58, num total de 1 vez.

Topo
 Perfil  
Resposta com citações  
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal