ruiiiii Escreveu:
Eu queria saber como é que se vai determinar o tecto salarial e o salário de cada jogador. Por exemplo, é certo que o melhores jogadores recebem mais que os outros, mas dentro dessa categoria, muito provavelmente os salários de cada um ainda serão diferentes. Quanto ao tecto salarial, podia-se fazer o somatório total dos salários da equipa mais pequena e determinar uma percentagem excedente, dado que assim, o equilíbrio salarial se iria manter. Uma coisa que eu ainda não percebi bem e não tenho nenhuma ideia de como se irá fazer, é a atribuição dos revenues dos direitos televisivos.
O salário, pelo menos o que tinha pensado era. Existe o draft de primeiro ano, e chegas a acordo com o jogador, tal como num draft real da NBA. Depois existe um escalão de salários para esse jogador, sendo que neste caso podia muito possivelmente ser baseado no valor do jogador, ficando por isso nesse primeiro ano o jogador com esse salário. No final da primeira época todos os jogadores, menos um, que à tua escolha podes renovar automaticamente mantendo o salário anterior ou aumentando segundo excepções (tipo a regra Derrick Rose que existe), se for MVP, etc., ficam como FA's restritos ou não restritos não sei. Depois é o normal funcionamento de ofertas a um FA, não tendo ainda decidido como vamos determinar a decisão do jogador.
O tecto salarial gostei da tua ideia e é um pouco o que eu tinha em mente, e é similar ao que a NBA faz, que se não estou em erro é ver as receitas da liga e é uma percentagem disso. No nosso caso podia ser de acordo com a equipa com menores salários. Mas dentro do tecto salarial existem os hard ou soft. Hard é não podes mesmo ultrupassar os x milhões, soft podes, mediante o pagamento de taxas.
Quanto aos direitos televisivos, uma maneira simples era fazer uma ordem de percentagens de acordo com a temporada. Por exemplo, todos os anos entravam 100 milhões assim na liga. A equipa que vence as finais recebe x %, etc. sendo que a equipa com pior resultados na temporada é a que recebe menos dinheiro. No entanto sei que este modo pode arrastar equipas ano após ano, se forem sempre as piores. Mas no fundo, como na realidade, as equipas que perdem acabam sempre por ser prejudicadas nesses aspectos.