| Moderador |
 |
 |
Registado: 14 Out 2010, 14:51 Mensagens: 7638 Localização: Madeira/Lisboa
|
3 de Maio de 2014 - Previsão do GiroBom dia a todos, tudo bem? Espero que sim. E então ficaram satisfeitos com o percurso do Giro e com a startlist para esta prova? Pois, com o percurso eu espero um grande Giro mas a startlist desiludiu-me. Aliás, estou mesmo impressionado com a falta do Hesjedal e do Scarponi, que têm estado em boa forma nestas semanas antes do Giro e estranho ainda mais a presença do Wiggins quando tem tido umas últimas semanas más, aliás, ainda na semana passada perdeu imenso tempo na geral do Tour de Romandie. Enfim, vou analisar cada um dos favoritos à geral que é para isso que estou cá hoje, para tentar adivinhar quem me vai suceder como vencedor do Giro D'Italia. E antes de começar, apesar de não os considerar dos favoritos a vencer este Giro D'Italia, eu se fosse a vocês estaria também atento ao Basso, ao Menchov e ao Di Luca. No fim de contas, apesar da idade, eles sabem bem o que é vencer o Giro. Bem, vamos começar com um homem da Atlantic, o Andreas Klöden. No Giro del Trentino demonstrou o seu melhor e se não fosse um furo a meio da subida mais dura da prova tinha sido o vencedor. No dia seguinte lutou imenso para recuperar a sua camisola rosa e só não o conseguiu porque o homem que acabou por vencer soube defender-se bem por estar menos desgastado que o alemão. Ou seja, eu acredito que o Klöden tenha aqui uma grande hipótese de vir a ser o próximo Maglia Rosa e, sinceramente, nada me ia deixar mais orgulhoso do que ser sucedido por ele. Mas este homem tem um pequeno senão: vai perder tempo no prólogo. É um bom contra-relogista, mas falha nos prólogos e vamos a ver quanto tempo irá perder logo ao primeiro dia. De qualquer das maneiras, é um dos maiores favoritos a vencer! Se as contas não me falham, este é o homem que mais camisolas já venceu pela Atlantic. É um grande trepador e promete dar espectáculo montanhas acima, muito para conseguir recuperar tempo perdido no contra-relógio que não é a melhor arma deste. Mesmo que lute apenas pela camisola da juventude, vai ser um embate igualmente interessante por haver grandes concorrentes a essa camisola. Prevejo um grande Giro deste homem. Um dos homens que tem mesmo de ser apontado a vencer o Giro D'Italia, o Tejay Van Garderen. Anda bem nas montanhas, anda bem nos contra-relógios mas assim de repente, não me lembro de que provas é que já correu este ano e se tem algum resultado que faça prever a sua exibição neste Giro. Apesar do provável calendário curto, só sei que estou à espera de um bom espectáculo por parte deste americano. No fim de contas, ele ainda tem de se afirmar como líder definitivo da BMC. Quando este homem venceu o Tour de Romandie eu bem disse que ele tinha de vir ao Giro, por estar em grande forma. E não venceu um Tour de Romandie qualquer, venceu o Froome, o Contador, o Hesjedal, o Wiggins, a mim e já nem sei quem mais andava por lá. Posto isto, estou bastante curioso para ver como é que este homem se vai aguentar ao longo das três semanas de competição e se vai voltar a ser excelente na montanha e defender-se bem no contra-relógio. Na minha opinião, os franceses têm aqui o homem que há muito procuram para conseguirem voltar a vencer o Tour. Mas não vai ser este ano que isso vai acontecer que, mesmo que ele participe, eu não tenciono perder para ninguém. O Andrew Talansky é outro dos homens que pertence ao lote dos favoritos mas eu não sei até que ponto ele vai conseguir estar à altura das expectativas, por ter a concorrência do Tejay van Garderen na luta pela posição de melhor americano da prova. E, sinceramente, não sei até que ponto se vão focar um no outro e acabar por perder tempo para os restantes favoritos que poderão acabar por vencer. Claro que isto é apenas a minha opinião, mas é o que eu realmente penso deste Talansky para esta prova. O Cunego tem de ser sempre apresentado como favorito a vencer o Giro D'Italia, embora normalmente acabe por desiludir. Para piorar, este ano não conta com o Scarponi. Para piorar digo eu, porque a dupla seria importante para esta equipa da Lampre mas, sem o Scarponi, o Cunego tem a hipótese de ser o único líder da equipa e pode ser que isso o leve a um bom resultado. Bem, este é outro dos homens de quem eu estou à espera de muito espectáculo ao longo das três semanas, vamos ver se ele corresponde. Um dos grandes favoritos é, sem dúvida, o Jurgen Van den Broeck que tem aqui a oportunidade de lutar mesmo pela vitória de um Grand Tour em vez de lutar apenas pelos pódios, como tem sido habitual na sua carreira. Depois de ter sido segundo classificado do Tour de France o ano passado, perdendo apenas a camisola amarela no contra-relógio da 20ª etapa deverá querer vingar essa derrota vencendo o Giro, a maior prova realizada no país do vencedor do Tour do ano passado, o Vincenzo Nibali. Bem, chegamos à Sky. A Sky que traz o Wiggins, o Uran e o Henao e que o ano passado ainda trazia o Froome mais estes três. Tem apresentado sempre uma super equipa neste Giro mas desilude. Mas vamos lá ver, que o Uran é sem dúvida um grande trepador e vai aproveitar o imenso terreno montanhoso a seu proveito para tentar vencer, caso o Wiggins falhe. A questão de quem é o líder dentro desta Sky é sempre complicada e vamos a ver quem será o melhor deles neste momento. Os colombianos estão em todos os lados e o Sergio Henao tem de ser mais um apontado aos favoritos. A questão é a mesma que coloquei ao Uran, quem é o líder da equipa? É que enquanto o Wiggins não ceder, não vejo estes dois homens a lutarem por aspirações pessoais. Mas posso estar enganado, já espero tudo desta equipa. Para mim, o maior favorito a sair deste Giro D'Italia com a Maglia Rosa mas também a maior incógnita neste momento. Tem falta de resultados, perdeu imenso tempo para alguns dos ciclistas aqui presentes no Tour de Romandie e continua abatido psicologicamente. Para este homem vai ser mais uma luta contra ele próprio do que contra todos os outros ciclistas aqui presentes e apesar de o querer ver na sua melhor forma, espero mesmo que ele não ganhe por haver a possibilidade de serem ciclistas da Atlantic a vencer. Que este Giro sirva apenas para ele preparar o Tour! Um grande ciclista e um grande colega de equipa, enquanto estivemos na mesma formação. É também um dos homens em que eu aposto que estará bem na luta pela classificação geral desta prova embora não seja o maior favorito. Vai ceder no contra-relógio e pode passar dificuldades em algumas montanhas, mas é um homem a ter muito em conta para esta prova. Por fim, um português. Tiago Machado, um ciclista que tem estado bem esta temporada com vários top10 em provas importantes e não me admirava nada de o ver terminar no top10 deste Giro. Há muito que todos os portugueses esperam que ele dê o salto na carreira e este pode ser o momento certo: Há pouca concorrência e ele está em boa forma. Ser sucedido por um português nesta prova também não era nada mau, embora prefira que sejam o Klöden ou o Quintana a vencer. Estou bastante curioso para ver quem será o vencedor deste Giro e curioso também para ver a prestação do Borkas que tem uma grande oportunidade de vestir a Maglia Rosa ao primeiro dia e de vencer a classificação dos pontos no fim das três semanas, caso não desista. Mas essa análise fica para amanhã, com a previsão da primeira etapa. Até amanhã!
|
|