5 Perguntas a… Rodrigo Caixas

Promessa do ciclismo nacional na Estrada e na Pista, Rodrigo Caixas cumpre em 2021 a sua terceira temporada ao serviço da LA Alumínios. Em 5 Perguntas, poderás ficar a conhecer melhor o jovem velocista de 20 anos.

Portuguese Cycling Magazine (PCM): O que o fez enveredar pelo ciclismo?

Rodrigo Caixas (RC): Basicamente, foi um bichinho de família. O meu avô foi ciclista, o meu pai, quando era mais novo, dava umas voltas de bicicleta, e a mim deu me um click, após ver alguns miúdos a andar de bicicleta do Clube de Ciclismo da Aldeia Paio Pires, que foi a minha primeira equipa.

PCM: Qual foi o melhor momento que teve numa bicicleta?

RC: O melhor momento que tive foi enquanto Júnior, quando estive presente no Tour de Flanders ao serviço da equipa da Bairrada. Viver o que se vê na televisão, com as passagens nas subidas típicas de paralelo com o publico todo a puxar por nós foi arrepiante e inesquecível. Sem dúvida que o ambiente vivido nessas corridas é de outro mundo.

PCM: Qual o maior sonho que tem no ciclismo?

RC: O meu maior sonho no ciclismo é poder representar Portugal além fronteiras, quer na pista e na estrada. Participar num Campeonato do Mundo de Pista ou Taça das Nações era incrível.

PCM: Se pudesse mudar uma regra no ciclismo, qual seria?

RC: Penso que estas novas regras acerca das posições “perigosas” na bicicleta não fazem qualquer sentido, pois os ciclistas com alguma experiencia não põem em causa a sua segurança, pelo que esta regra era a que eu alterava.

PCM: O que o apaixona fora do ciclismo?

RC: Fora do ciclismo, gosto muito da área em que estou a tirar uma licenciatura, que é em Engenharia da Automação, Controlo e Instrumentação, e de aproveitar os tempos sem competições para viajar um pouco e conhecer novas culturas.

Foto de Capa: Portuguese Cycling Magazine

José Baptista

José Baptista

Segue o ciclismo desde jovem e rendeu-se ao desporto com a vitória de Carlos Sastre no Tour 2008. Está na PCM desde 2017 e já representou a revista em três edições da Volta a Portugal (2017 a 2019) e na La Vuelta a España 2019, além de várias provas menores. Como adepto, esteve também já em mais duas Vueltas, um Tour e um Mundial. Fora da PCM, é Redator de Modalidades do Bola na Rede, sendo habitual vê-lo a reportar num qualquer evento desportivo, de jogos da Liga Europa a provas de pólo aquático, e estuda Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.