Prova de Abertura – Região de Aveiro: Luís Mendonça vence ao sprint!

Numa tarde de domingo sem chuva correu-se a Prova de Abertura – Região de Aveiro, segunda prova do fim-de-semana de desconfinamento velocipédico, depois de já ontem termos tido o Circuito CAR Anadia reservado às equipas de clube. Nesta que foi a primeira prova para as equipas continentais, Luís Mendonça (Efapel) levou a tradicional clássica de abertura de vencida ao sprint diante de César Fonte (Kelly / Simoldes / UDO) e Rafael Silva (Antarte / Feirense).

Ciclistas à partida para a Prova de Abertura – Região de Aveiro, em Aveiro.
Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

No dia de hoje tivemos só as equipas continentais portuguesas à partida, mais os dois ciclistas portugueses da Hagens Berman Axeon, Diogo Barbosa e Pedro Andrade e ainda Ivo Oliveira da UAE – Team Emirates (o seu irmão, Rui Oliveira, estava inscrito mas foi um dos ciclistas que não tomou a saída para o dia de hoje). A prova de hoje teve dois grandes protagonistas: Alberto Gallego (Radio Popular / Boavista) – que procurava reeditar o seu triunfo do ano passado – e ainda Pedro Miguel Lopes (Kelly / Simoldes / UDO), eles que estiveram em fuga desde o quilómetro 13 da tirada (chegando a ter quase 11 minutos de vantagem sobre o pelotão). Lopes passou em primeiro lugar das Metas Particulares de Irbal, Rodi e Salreu, já Gallego passou em primeiro lugar na ascensão de 2ª Categoria ao alto de Talhadas. A 13 quilómetros do fim deu-se o término desta longa escapada e estava tudo a postos para uma chegada ao sprint. No entanto, nos quilómetros finais devido a existirem várias zonas técnicas o pelotão acabou por ficar bastante selecionado o que levou a alguns cortes. No sprint final, Luís Mendonça impôs-se com grande facilidade arrebatando a primeira vitória do ano para a Efapel.

A classificação da montanha foi ganha por Alberto Gallego (Radio Popular / Boavista), já a juventude foi levada de vencida por António Ferreira (Antarte / Feirense). Por equipas a vitória sorriu à Atum General / Tavira / Maria Nova Hotel.

A próxima prova a contar para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa será a Clássica Aldeias do Xisto que se correrá no próximo dia 25 de abril.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ciclismo

Tiago Ferreira

Tiago Ferreira

A acabar a licenciatura em Engenharia de Sistemas no Instituto Superior de Engenharia do Porto, passou a fazer parte da PCM em finais de 2020. Ávido fã de qualquer tipo de desporto desde curling, passando pelos desportos motorizados, até ao ciclismo. É neste último na qual reside a sua maior paixão, uma paixão que já vem desde os ínicios do século. A paixão é tão grande que tenta acompanhar todas as provas possíveis e imaginárias. Atualmente, os seus ciclistas favoritos são Alejandro Valverde e Wout van Aert. O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.