Vos continua a somar ao seu palmarés

A Jumbo- Visma começou de excelente forma o dia na Amstel Gold Race, com a vitória na corrida feminina por intermédio da sua líder, Marianne Vos. A tricampeã mundial foi a mais forte numa corrida marcada por indecisão até ao final e com muitos ataques, com o Cauberg a ser rei e senhor na decisão da primeira prova da semana das Ardenas.

A corrida começou a decidir-se na antepenúltima passagem no Cauberg onde a campeã europeia, Annemiek van Vleuten, conseguiu finalmente fraturar o grupo principal com um forte ataque que selecionou as mais fortes deixando para trás, entre outras, a aniversariante do dia, Anna Van der Breggen, que apesar de ligeiros sintomas de constipação se apresentou à partida.

Na sequência formou-se o duo que animou a corrida com Grace Brown e Pauliena Rooijakkers a isolarem-se na penúltima volta ao circuito em redor de Valkenburg, mas a neerlandesa da Liv Racing não resistiria às pendentes do Cauberg, deixando a australiana isolada à entrada da última volta e até bem perto do fim, sendo alcançada no momento em que se iniciava a subida final, muito se devendo ao trabalho da Trek, por intermédio da campeã do mundo de ciclocrosse Lucinda Brand, e à SD Worx, com Ashleig Moolman e Niamh Fisher-Black.

No Cauberg assistimos a um brilhante “showdown” entre Van Vleuten, Niewiedoma e Longo Borghini com as últimas duas a isolarem-se à saída da subida, no entanto a falta de colaboração – que deixou a polaca da Canyon SRAM visivelmente irritada e fez lembrar a última Amstel Gold Race masculina – permitiu que a discussão fosse entre os nomes que vinham no grupo perseguidor, novamente com a SD Worx a fechar o espaço, e no sprint lançado a 200m Marianne Vos não deu hipótese e conquistou a primeira Amstel Gold Race da carreira, ela que já tinha sido campeã do mundo em 2012 neste mesmo local. A supercampeã junta assim a Amstel Gold Race à Gent-Wevelgem, conquistada há menos de um mês, seu rol de vitórias de 2021. O pódio final foi completamente “laranja”, com as compatriotas de Vos, Demi Vollering e Annemiek van Vleuten, a ocuparem os lugares seguintes.

Avatar

Davide Gomes

Licenciado em Fiscalidade pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave. Apaixonado por ciclismo desde míudo mas foi no Tour de France de 2011 que o bichinho mordeu definitivamente. Apresentador e editor do PCMcast.