Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 02:52

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3458 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 227, 228, 229, 230, 231
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 29 Ago 2025, 10:21 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 11 Mar 2010, 16:40
Está na altura de trocar o meu velhinho Dell Precision 7530 32GB RAM e Intel(R) Xeon(R) E-2176M CPU 2.70GHz

O meu trabalho envolve programação (maioritariamente Python e R) e processamento de dados, e no próximo ano letivo irei concluir um mestrado em data science, pelo que no futuro a minha perspectiva é focar-me nessa área.

Nunca tive nenhum produto da Apple até agora, e acho que está na altura de me render finalmente. Por isso, e tendo em conta o uso que lhe irei dar, estou na dúvida se opto por:

MacBook Air 13'' M4 CPU 10‑core GPU 10‑core 32GB RAM 1TB SSD
MacBook Pro 14'' M4 Pro CPU 12‑core GPU 16‑core 24GB RAM (ou 32) 512GB SSD

A bateria para mim é essencial e a portabilidade seria importante. Apesar da diferença de peso que existe entre o Air e o Pro, acredito que não seja relevante na questão da portabilidade. E a nível de bateria acredito que também não haja uma grande diferença.

A minha principal dúvida é se a diferença de processamento entre o Pro e o Air compensa a diferença de preço entre um e outro (+- 300€) e se o Air não será suficiente.

Alguém com mais experiência em Apple e MacBooks consegue dar aqui uma ajudinha?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2025, 12:07 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Não sou grande expert no que toca às diferenças nas especificações e uso o computador para trabalho (que no meu caso é maioritariamente pouco pesado como e-mails, slides e docs), mas comprei um iMac m4 há coisa de um ano e das reviews que vi, a diferença entre o m4 (que é um chip muito bom) e o m4 pro ainda é jeitosinha, mas não sei se o suficiente para te impedir de trabalhares com qualidade na tua área.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2025, 12:15 
Sportingado
Moderador
Moderador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Já trabalhei com Airs e Pros e a diferença de rendimento ainda é qb considerável, a da bateria é ela por ela, vais ter sempre um rendimento muito superior a qualquer windows based system.

Eu diria que o Air te chega, principalmente se fores um gajo arrumadinho que não tem 500 merdas abertas ao mesmo tempo e tens mais internal storage, mas se fores dar um rendimento mais bruto ao pc e fores andar a correr muita coisa em simultâneo e tiveres o vício de não desligar o pc, ficas melhor servido com o Pro.

Mas, se é o 1º, eu diria para ires pelo Air, acho que vais ficar estupidamente contente com o produto em geral e, no futuro, se quiseres e sentires necessidade, dás o upgrade para o Pro e vendes o Air com relativa facilidade.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2025, 12:45 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
Os chips da Apple são tão absurdo que aos dias de hoje um Macbook Air M1 ainda é considerado um dos melhores computadores a nível da relação qualidade/preço.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Ago 2025, 16:45 
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 26 Fev 2009, 13:03
Não sei se mesmo para processamento de datasets grandes na RAM os 32GB valeram a pena em qualidade/preço quando comparados com os 16GB.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Set 2025, 14:31 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 11 Mar 2010, 16:40
Filipee Escreveu:
Já trabalhei com Airs e Pros e a diferença de rendimento ainda é qb considerável, a da bateria é ela por ela, vais ter sempre um rendimento muito superior a qualquer windows based system.

Eu diria que o Air te chega, principalmente se fores um gajo arrumadinho que não tem 500 merdas abertas ao mesmo tempo e tens mais internal storage, mas se fores dar um rendimento mais bruto ao pc e fores andar a correr muita coisa em simultâneo e tiveres o vício de não desligar o pc, ficas melhor servido com o Pro.

Mas, se é o 1º, eu diria para ires pelo Air, acho que vais ficar estupidamente contente com o produto em geral e, no futuro, se quiseres e sentires necessidade, dás o upgrade para o Pro e vendes o Air com relativa facilidade.

Costumo ser aquele gajo que tem 1526 separadores de browser abertos, mais Excels e IDEs abertos :mrgreen:

O pc que tenho atualmente (e que coloquei em cima) cumpre em 90% do trabalho que faço, por isso acredito que o Air aumente esta percentagem. O meu receio é que se começar a trabalhar com machine learning, deep learning etc, o facto do Air ser fanless me possa prejudicar em termos de performance.

Hugo Contador Escreveu:
Não sei se mesmo para processamento de datasets grandes na RAM os 32GB valeram a pena em qualidade/preço quando comparados com os 16GB.

Isto também é um ponto importante. Por vezes trabalho com datasets na ordem das dezenas de GB, é importante a RAM. Mas pelas especificações que vi, acredito que tanto o Air (32 GB) como o Pro (24 GB) possam dar conta do recado.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 01 Set 2025, 14:37 
Sportingado
Moderador
Moderador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Com o aquecimento não deves ter stresses, pelo menos enquanto o pc for qb recente. Com o passar do tempo vão aquecendo mais, mas estas versões mais recentes estão qb melhores nesse aspecto.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 11 Set 2025, 19:42 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
Coloquei um e sim por volta das 13h de hoje. Tenho o meu cartão físico noutro telefone que tal como me disseram a certa altura ia deixar de ter rede e a partir daí o e sim ficaria em funcionamento mas até ver nada. Tenho de fazer alguma coisa ou esperar?

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 3458 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 227, 228, 229, 230, 231

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal