Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 05:59

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 22:38 
Penta no Tour
Penta no Tour

Registado: 25 Jul 2009, 23:06
Issoire - Saint-Flour(208 km)
PERFIL DA ETAPA:
Imagem

ÚLTIMOS QUILÓMETROS:
Imagem

OS FAVORITOS:
*** Philippe Gilbert, Cadel Evans
** Samuel Sánchez, Damiano Cunego, Alberto Contador, Alexandre Vinokourov
* Frank Schleck, Andy Schleck, Edvald Boasson Hagen, Thor Hushovd, José Joaquín Rojas

PRÉ-ANÁLISE:
Depois de um dia de emoções fortes, especialmente para os adeptos portugueses, o Tour 2011 tem mais uma etapa de média montanha, num dia que certamente não decidirá o vencedor final da prova, mas será muitíssimo desgastante para todos os ciclistas que alinharem à partida desta etapa.

Quanto ao perfil da etapa em si, pode levar a crer que se trata apenas de mais um dia de média montanha, sem grandes implicações para a geral, mas a verdade é que esconde várias armadilhas que não podem ser desconsideradas, nomeadamente o período entre o quilómetro 81,5 e o quilómetro 154, onde os ciclistas enfrentarão nesse período cinco subidas categorizadas, practicamente encadeadas e sem um único metro de plano entre si, incluíndo o terrível Col du Perthus, uma subida de 4,5 km com longos troços acima dos 10% de inclinação, sendo que a pendente média da subida é de apenas 8,4 devido ao facto desta apresentar um primeiro quilómetro practicamente plano.

O problema no desenho desta etapa é claramente o longo troço de plano que se verifica entre a última contagem de 2ª categoria e o final, levando a que não hajam grandes ataques à excepção da habitual fuga madrugadora, devido à elevada possibilidade de reagrupamentos nos 50 quilómetros finais. No entanto, espera-se uma intensa batalha tanto pela classificação da montanha como pela classificação por pontos. Na primeira, com tantos pontos em disputa e com a vantagem precária que Teejay Van Garderen apresenta é provável que surjam alterações, enquanto que a luta pela camisola verde tem o aliciante de apresentar um sprint intermédio imediatamente após o período mais duro da etapa, pelo que será difícil a homens como Mark Cavendish pontuar aqui.

Para além disso amanhã será um dia complicado para homens como Robert Gesink, que hoje pareceu claramente sofrer dos efeitos da queda de há alguns dias atrás, e está mesmo a equacionar a sua continuidade em prova, pelo que terá aqui um importante teste. De referir ainda que esta etapa apresenta um último quilómetro bastante duro a 7,5% de inclinação média, o que poderá levar a pequenos cortes entre os favoritos, como aconteceu neste mesmo final em 2004, com vitória do francês Richard Virenque, quando homens como Tyler Hamilton, Denis Menchov, Levi Leipheimer e Roberto Heras cederam alguns segundos, enquanto que o colombiano Santiago Botero teve um dia para esquecer, tendo perdido 16 minutos no final do dia, dizendo adeus a todas as suas aspirações a uma boa classificação geral.

PERGUNTAS PARA AMANHÃ:
Conseguirá Thor Hushovd manter-se mais um dia de amarelo?
Depois de um dia complicado, poderá uma fuga vingar novamente?
Iremos finalmente assistir a uma vitória francesa na edição deste ano do Tour?
Consegurá Rui Costa, ou qualquer outro ciclista, roubar a liderança da montanha ao norte-americano Teejay Van Garderen?
Estará Mark Cavendish em condições de disputar o sprint intermédio após tenta dureza ultrupassada?

AVISOS:

-Qualquer post sem conteúdo relevante, como "vai ganhar x", será apagado assim que possível.
-Os tópicos sobre o Tour de France da secção de debates serão bloqueados antes das etapas a que se referem, sendo os comentários directamente alusivos à corrida feitos neste tópico: viewtopic.php?f=15&t=4794.

MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 22:44 
Narcos 2.0: Zipaquirá
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 11 Mar 2010, 17:36
Gilbert vence amanhã, com Evans em 2º, Frank Schleck talvez no 3º posto, 4º para Rojas e 5º Hushovd.

Sim, creio que ele tem capacidades para se manter com os melhores e não perder tempo em relação a Evans.

Não, acho que a Omega não dará chances para fortalecer a liderança da verde por parte de Gilbert.

Não, acho que Gilbert e Evans não darão chances à concorrência.

Consegurá Rui Costa, ou qualquer outro ciclista, roubar a liderança da montanha ao norte-americano Tejay Van Garderen?

Depende dos fugitivos, se forem Hoogerland ou Roux que lá estiverem, poderemos ter mudança de líder, se Rui também atacar para sacar pontos e Van Garderen não se defender, sim.

Estará Mark Cavendish em condições de disputar o sprint intermédio após tanta dureza ultrupassada?

Não, acho que é dureza a mais para Cavendish aguentar e estar no grupo principal no sprint intermédio.

MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 22:49 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 16 Jun 2010, 18:25
Depois de hoje acredito que sim...Acho que até começa a poder ser considerado um favorito para a vitória final :^o [-X
è bem possível que sim, um traçado como este é sempre propício a tal.
Ui muito dificil de responder.
Consegurá Rui Costa, ou qualquer outro ciclista, roubar a liderança da montanha ao norte-americano Teejay Van Garderen?
Não será dificil tendo em conta os pontos em causa e o desgaste do Tejay.
Estará Mark Cavendish em condições de disputar o sprint intermédio após tenta dureza ultrupassada?
Penso que não.
Gilbert, Rojas(dificil) e Hushovd podem amealhar aqui pontos importantes.

MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 23:13 
"Oh Doce, era onde fosse"
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Set 2007, 19:45
Lembro-me muito bem da etapa de 2004, se não estou em erro foi a 1ª vez que a Eurosport transmitiu uma etapa do princípio ao fim, pelo menos foi a 1ª vez que a acompanhei do princípio ao fim.

Adorava que ganhasse o Cunego, mas acho que amanhã está reservado para o Gilbert, e o Evans chega à amarela, finalmente.

"Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim." - Béla Guttmann

MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 23:20 
Cavendish, best in the World
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 29 Jul 2009, 08:45
Não estou à esperad disso, mas vindo deste homem já não me admiraria se voltasse a aguentar mais uma investida dos candidatos à Geral.

É bem possivel, se houver gente pouco importante para a Geral, muitas equipas poderão deixar andar, não sei até que ponto a BMC correrá o risco de andar a se matar para chegar ao fim e o Hushovd não ceder.

Se a Fuga resultar é possivel, senão só estou a ver a acontecer com o Voeckler com um ataque tipo o do vino hoje, de longe.

Penso que o Rui Costa amanhão não andará de novo em fuga, gostava que sim, mas não creio, esperar para ver. Hoje fez um grande esforço.

Estará Mark Cavendish em condições de disputar o sprint intermédio após tanta dureza ultrupassada?
Penso que não para muita pena minha, veremos, poderá fazer um grande esforço, senão voltarão a ser pontos perdidos para Rojas, Hushovd e Gilbert.

MensagemEnviado: 09 Jul 2011, 23:32 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
Estou com o peste, lembro-me perfeitamente dessa etapa, apesar de só ter 10 anos nessa altura. Virenque e Axel Merckx na fuga e vitória categórica para o Virenque. Só parei de ver a etapa para almoçar e foi uma das etapas que ainda me ficou marcada desde 2004.

Eu já não meto as mãos no fogo pelo Hushovd. No Mur de Bretagne e na etapa de hoje dizia que ele ia perder a amarela e foi o que se viu. Se tivesse que apostar, apostava na sua manutenção. Amanhã aponto para a vitória de uma fuga de elementos atrasados, a menos que homens como o Vino estejam apontados a uma vitória em etapa no pequeno topo final ou num endurecimento feroz da BMC para tentar descolar o Thor. Vitória francesa amanhã só acredito que seja possível por um francês em fuga ou então através do Voeckler. Amanhã a menos que o Tejay tenha forças para voltar a ir para a fuga, não acredito na manutenção da sua camisola das bolinhas, mas também não creio que o Rui irá estar ao ataque amanhã. Teve o seu dia de glória hoje e agora deve pensar em recuperar forças para tentar outra fuga ganhadora. O Cavendish a sprintar, sprinta no gruppeto para obter a honra de não ficar atrás de um dos seus rivais. :mrgreen:

MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 01:26 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Ago 2008, 00:40
Se o Hushovd passou hoje, passa amanhã, pessoalmente é a minha opinião, Gilbert tem aqui uma etapa bastante interresante, possivelmente irá fortalecer a liderança na camisola verde. Não me espantava era de ver o Cunego a vencer também.

MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 01:57 
El Tío del Mazo
Moderador
Moderador

Registado: 14 Mar 2009, 10:59
Amanhã aquele topo final é ao contrario dos outros até aqui, começa suave e vai endurecendo, ao ponto dos 400 metros finais serem a mais de 10%. E isso pode criar ali uns cortes e levar o Hushovd a perder a amarela. Para a vitoria o Gilbert é favorito, mas pode-se afogar naqueles metros finais, por isso inclino-me mais para Contador e Evans.

MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 02:12 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 03 Jul 2009, 12:10
Sim.

Não. Não creio que o pelotão 'deixe' uma fuga vingar pelo 2º dia consecutivo.

Não.

Se Hoogerland estiver com intenções para tal, é bem capaz de a roubar.

Se a etapa for feita a um ritmo baixo e se a HTC estiver toda a apostar nisso, porque não?

MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 10:10 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 27 Fev 2009, 18:54
Conseguirá Hushovd manter-se de amarelo?
Como a subida vai endurecendo penso que se o Evans estiver apostado nisso (como acho que está), pode roubar a liderança ao norueguês.

Penso que não, penso que o pelotão não irá cometer o mesmo erro.

Iremos finalmente assistir a uma vitória francesa neste Tour?
Em princípio não mas o Voeckler neste tipo de chegadas é sempre candidato.

Conseguirá Rui Costa ou outro ciclista roubar a liderança a Tejay Van Garderen?
Hoje tendo em conta o número de segundas categorias é um bom dia para quem estiver interessado roubar a liderança na classificação da montanha ao Van Garderen. No entanto não acredito que seja o Rui Costa a faze-lo porque penso que não é um objectivo.

Estará Mark Cavendish em condições de disputar o sprint intermédio?
A menos que a etapa seja feita a um ritmo muito baixo, penso que não, porque não vejo o Cavendish a passar com os melhores três subidas de 2ª categoria.

MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 12:06 
Ganhei uma discussão com o Alaska \o/
Moderador
Moderador

Registado: 27 Out 2007, 21:31
Se o Evans fica com a amarela a BMC morre por todos os lados. Já ontem só ficaram com 1 ou 2 com o Evans.

MensagemEnviado: 10 Jul 2011, 12:36 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 24 Abr 2011, 17:58
Etapa nº9 média montanha.. como foi dito, etapa não crucial, mas ideal para moer pernas e com um final que se prevê empolgante!
Não será de esperar como é óbvio diferenças significativas entre os restantes favoritos (e neste momento só andy, contador, evans, van den broeck e basso podem ser considerados tal) mas aquele ultimo km como já foi dito pode originar cortes e pequenos segundos de diferença. Como será de esperar provavelmente no ultimo km assistiremos a uma aceleração de contador ou samu para ganhar tempo, e teremos provavelmente também um evans, vino, cunego e gilbert em luta intensa pela etapa.
Gilbert ira facilmente cimentar a sua liderança nos pontos ( alias este tour esta bem feito a sua medida para isso), mas a grande questão será a camisola amarela.. será que hushovd resiste? não duvido que chegara com o pelotão ao ultimo km, mas conseguira resistir ao ritmo dos mais fortes? não me atrevo a profetizar, pois será mesmo imprevisível na minha opinião!
Que haja espectáculo!

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 12 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal