Cambada de nabos.
Antigamente, quando vocês compravam um telemóvel, ele trazia uma versão do sistema operativo e pronto. Era isso. Isto porque eram sistemas operativos feitos quase à medida para cada telemóvel ou para meia dúzia deles.
O Android, no entanto, é baseado em Linux. Tem saído uma nova versão (das grandes) praticamente todos os anos. Imaginem que vocês compram um portátil que tem altas specs, alta placa gráfica, montes de memória, etc. Mas ele traz o Windows Vista ou o 7. Tendo em conta que já há o 10, será que não o queriam actualizar? A diferença aqui é que, apesar da base do sistema operativo ser igual para todos os telemóveis, há partes (kernel e drivers) que são específicos para cada telemóvel. O que faz com que, por exemplo, se a Samsung quiser que vocês possam fazer update do vosso Galaxy S4 para o Android 6, terá de ter uma equipa de gajos a desenvolver esses drivers específicos para o Android 6. E outra equipa para fazer o mesmo para o Galaxy Note 3. Etc, etc.
Com isto, quanto mais pequena for a marca (salvo raras excepções de marcas que são bastante compradas ou que têm software que disponibilizam bastante na net, o que permite a pessoal de fora contribuir até certo ponto, como é o caso da OnePlus, Xiaomi, etc.), menor é a probabilidade de vocês terem updates para novas versões de Android, a longo prazo, de forma oficial, garantido pela marca. E mesmo dentro de cada marca, só alguns dispositivos são seleccionados para receber esses updates.
A Motorola, por exemplo, dada uma parceria que tem com a Google já de há alguns anos a esta parte, consegue garantir updates durante 2 ou 3 anos na maioria dos casos para grande parte dos seus telemóveis.
Uma ROM é uma versão de Android que está adaptada a um telemóvel específico. Pode ser uma ROM oficial (disponibilizada pela marca) ou feita por alguém de fora. Normalmente os dispositivos mais comprados têm sempre muita malta de fora disponível para fazer ROMs para esse dispositivo, o que leva a que telemóveis com sucesso no mercado (p. ex. Galaxy 2) tenham tido ROMs para versões mais recentes de Android durante anos e anos.