Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 18 Abr 2026, 09:06

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 21:49 
Ganhei uma discussão com o Alaska \o/
Moderador
Moderador

Registado: 27 Out 2007, 21:31
Blaye-les-Mines - Lavaur (167,5 km)

Imagem

Favoritos
ImagemImagemImagem Fuga, Philippe Gilbert, Thor Hushovd
ImagemImagem Jose Joaquin Rojas Gil, Edvald Boasson Hagen, Francisco Ventoso
Imagem Thomas Voeckler, Damiano Cunego, Cadel Evans

Pré-Análise
Pois bem, passou Luz Ardiden, passou todo o frenesim com a primeira grande etapa de montanha deste Tour e voltamos a ter uma grande montanha, mítica, o Col d'Aubisque. Uma categoria especial, com 16,4 quilómetros de extensão e uma pendente média de 7,1%, 10% de inclinação máxima, relativamente a meio da subida.
Agora, se querem perguntar o porquê de uma subida destas estar situada a 50 quilómetros da meta, perguntem à ASO, porque eu não sei.

Voltando à análise, 3 estrelas para a fuga. Parece mais que óbvio que uma fuga vai vingar no dia de amanhã, depois de uma etapa dura como foi a de Luz Ardiden. Mas quem irá para a fuga? Acreditem, vamos ter uns primeiros 50 quilómetros de etapa muito rápidos, pois todas as equipas vão querer colocar homens numa fuga que muito provavelmente dará vitória no final. Algumas possibilidades saltam logo à vista:

• Johnny Hoogerland, o Stitchy, pode ir para uma fuga e voltar a amealhar pontos para a "sua" preciosa camisola da montanha. De Gendt uma possibilidade também.
  • Levi Leipheimer ou Andreas Kloden na tentativa de esquecer os azares.
  • Sylvain Chavanel, Jerome Pineau e Dries Devenyns (que tem estado em boa forma) com a Quick-Step em força.
  • A Rabobank atrasou-se muito, portanto Bauke Mollema, Carlos Barredo ou Luis Leon Sanchez deverão tentar.
  • Hubert Dupont ou Jean-Christophe Peraud podem ser fortes hipóteses.
  • A Euskaltel ainda correm em casa, logo vai colocar alguém na frente.
  • Com Jeannesson na branca, a FDJ tem menos margem de manobra, mas Sandy Casar sempre gostou de etapas deste género.
  • Claro, David Moncoutié.
  • Não se espantem se existir um sprint na fuga.

Como devem ter reparado, não sequer coloquei o cenário de chegar um pelotão. É possível, mas que equipas estariam dispostas a esse trabalho? Omega, Garmin ou Movistar? Por um lado, a Omega seria capaz de fazer esse trabalho, mas teria de ter sempre em conta que Rojas ou Hushovd podem aguentar no grupo e a Omega não tem ninguém para aumentar muito o ritmo para os fazer descolar (e se aumentam muito até o Gilbert pode sofrer). A Garmin acredita na grande forma de Thor Hushovd, mas Tom Danielson tem estado forte e a equipa não se deverá desgastar. Apenas se vai desgastar se a diferença, durante a descida, estiver dentro de alcance e Hushovd estiver no grupo. Falta a Movistar, que neste momento pode jogar tudo na verde e arriscar ao máximo a chegada em pelotão compacto, mas ficará de sempre atrás com a forma sobre humana de Gilbert.

Uma coisa é certa: os favoritos vão querer descansar ao máximo, pois é na última semana (e no Sábado) que começa o Tour! Mas na eventualidade de um grupo muito restrito chegar, Thomas Voeckler vai como favorito.

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 22:00 
If I quit this season, I still be the greatest
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Jul 2009, 18:39
Sérgio Paulinho é chamado a recepção! :P

Etapa complicada na parte final, que poderia ser mais difícil se a grande dificuldade do dia não tivesse tão longe da meta, uma fuga deverá mesmo vingar, e nos primeiros km deverá haver bastante luta com toda a gente a querer entrar na fuga certa, em 2009 também tivemos uma etapa parecida onde o Tourmalet ficava a 60km da linha de meta, ai aconteceu o que não era esperado, uma chegada em pelotão compacto e com Mark Cavendish a festejar, por isso não sei até que ponto a HTC não pensará neste caso, mas tudo dependia da forma como a montanha seria abordada.

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 22:05 
Penta no Tour
Penta no Tour

Registado: 16 Jul 2009, 10:21
Amanhã é dia para a fuga vingar. Com a única verdadeira montanha a estar a mais de quarenta quilómetros do fim da etapa, os favoritos só vão pensar em poupar energias. Apesar de tudo a fuga não deverá contar com muitos elementos, cinco, seis elementos, talvez, já que perto do quilómetro oitenta há sprint intermédio, que pode ser importante para a classificação da regularidade. Um dos ciclistas que amanhã pode entrar na fuga é o Rui Costa que hoje andou a poupar-se ao máximo e chegou, no grupo dos sprinteres, a mais de meia hora do vencedor da etapa.

Sometimes you need to be crazy to do all this. Tell yourself and you promise yourself that tomorrow you not going to do this again, you not going hurt your body again. Next day...just attacking" - Frank Schleck

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 22:23 
Cavendish, best in the World
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 29 Jul 2009, 08:45
Amanha deverá vingar uma fuga, talvez vejamos a radio a tentar a sua sorte aqui.
Quanto aos favoritos à Geral, não deverão fazer diferenças entre si.
A fazer diferenças só vejo o Samu a conseguir e atacar na descida ou então na parte final da subida.

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 22:25 
"Oh Doce, era onde fosse"
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Set 2007, 19:45
Para amanhã aposto num francês, se tivesse de escolher um nome seria Casar, mas os que o Jolly referiu certamente estarão na fuga e poderão ganhar.

No pelotão vai ser uma etapa secante, vão ao ritmo da Europcar e ninguém vai tentar fazer uma gracinha.

"Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim." - Béla Guttmann

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 22:34 
El Tío del Mazo
Moderador
Moderador

Registado: 14 Mar 2009, 10:59
Sempre a meter o Aubisque no meio do nada, uma subida desta categoria devia ser só autorizada como chegada. Col d'Aubisque :heart:

Quanto à etapa em si, bastante propicia à fuga sim, mas também para aqueles corredores mais atrasados na geral atacarem no Aubisque, na tentativa de recuperar tempo e reentrar na luta por um Top 10.

Tour de France 2007, Col d'Aubisque
http://www.megavideo.com/?v=9P6T4E6U

O Rasmussen nesta etapa foi brilhante! Não me lembro de chegada ao alto mais espetacular que essa desde 2007.

MensagemEnviado: 14 Jul 2011, 23:59 
Membro de Prata
Membro de Prata

Registado: 12 Jul 2010, 16:28
A etapa de amanhã deverá ir para um fuga.
Não acredito que os favoritos irão atacar até porque há muito terreno para recuperar até à meta, embora possa haver ciclistas como Velits ou Leipheimer que poderão arriscar qualquer coisa.
Na fuga deverão ir os homens combativos do costume (Moncoutié, Casar, Hoogerland...) e talvez o Sérgio Paulinho possa estar também ao ataque, já que o objectivo da RadioShack passa agora por vencer etapas.
Tenho visto muita gente a apostar no Rui Costa, mas ele disse hoje que está com uma lesão num tendão e por isso não deve estar na frente da corrida.

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 00:16 
Narcos 2.0: Zipaquirá
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 11 Mar 2010, 17:36
Estou a ver, nesta etapa, o vencedor ser Phillipe Gilbert, que tentará, numa fuga, a vitória, mas terá companhia. 2º para David Moncoutié, 3º para Paolo Tiralongo e 4º para Luis-Léon Sanchéz que, penso que tentará emergir na fuga para recuperar tempo, visto que Gesink ainda perdeu mais tempo que ele, e para se reposicionar na luta pelo, pelo menos, top 20. Depois, 5º para Cadel Evans, que trará consigo homens como os irmãos Schleck, os italianos Basso e Cunego, talvez Velits, Danielson e Leipheimer e a principal incógnita que, para mim, já perdeu o Tour, Contador. Uma descida que também pode beneficiar Samu Sanchez(o vencedor da etapa de hoje que recuperou o tempo suficiente para aparecer no top 10 da classificação geral) , mas creio que, desta vez, os favoritos não o irão deixar sair.

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 00:20 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Penso que amanhã irá para uma fuga. Como é óbvio a Euskaltel e as equipas francesas, à excepção da Europcar, vão tentar meter ciclistas na fuga. Também penso que a Shack, a Quick Step, a Vacansoleil, a Katusha e a Sky serão equipas que tentarão colocar ciclistas em fuga. Vamos ver como a HTC, a Omega e a Movistar vão tentar abordar o sprint intermédio e a própria etapa. Hushovd é outro ciclista chave. Não sei se a Garmin preferirá resguardar-se no pelotão, de forma a proteger o Danielson ou tentará levar o Hushovd à vitória. Não sei até que ponto o Moncoutié não se poupará hoje para tentar amanhã a conquista da camisola da montanha e a vitória.

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 00:31 
GB is golden!
Tripla no Tour
Tripla no Tour

Registado: 11 Jul 2009, 11:12
A etapa é propícia a uma fuga e assenta na perfeição ao De Gendt. E era bem ao jeito do G, se ele não estivesse andado hoje escapado. Outro era o Oss que deve estar preso ao Basso.

No pelotão, não me admirava de ver a Movistar a dar tudo por tudo para chegar um grupo restrito ao fim e tentar levar o Rojas à vitória.

O Hagen e o Hushovd podem ou não aguentar o ritmo no Aubisque, mas Gilbert, Rojas e Velits são grandes candidatos se a fuga for anulada.
Quanto ao Paulinho, espero que não ataque amanhã até porque pode ter uma boa chance de vencer outra vez em Gap, ou então em Pinerolo.

Não devendo ser uma etapa muito interessante, vou ter em atenção as prestações dos seguintes:
- Roux
- Devenyns
- De Gendt
- Knees

Já que se falou num ataque na descida, não vejo em nenhum candidato à geral capacidades de descedor suficientes para fazer diferenças, mas referir essa possibilidade já que a parte plana após a descida é inferior em distância à da etapa em que o Nibali ganhou no Giro'10.

:rip: Nunca serás esquecido, Pedro Peixoto aka Robbie Contador (1992-2011)!! :rip:

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 00:48 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 21 Ago 2007, 01:25
Certamente muita gente a tentar ir para a fuga depois do tempo perdido na montanha. Penso que vingará uma fuga com pouco tempo de avanço, tal como nas etapas semelhantes dos últimos anos. Não penso que seja o grupo dos principais homens da geral a discutir a vitória.
A partir de amanhã, a Radioshack já vai estar de olho nas fugas e o Paulinho pode tentar a sua sorte.

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 01:32 
Unity is strength Knowledge is power Attitude is everything
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 06 Set 2010, 22:30
Não sei até que ponto não vamos ver a Omega a trabalhar naquela montanha para tentar que o Gilbert ganhe e o Rojas nem sequer chegue no 1º grupo, pois hoje vimos o Gilbert a aguentar-se muito bem perante dificuldades tão grandes e o Rojas é bom, mas é preciso ver que amanhã é uma categoria especial. Se o Gilbert estivesse com capacidade e eu fosse DD da Omega iria tentar pois só assim ele ganhará a verde.

E se o ritmo for bastante duro até pode ser que algum dos favoritos vá a passar pior e aí até podem ajudar outras equipas e a etapa ganhar outro interesse.

Claro que a Omega poderá não fazer nada e provavelmente as outras equipas também não se vão mexer e aí é provável que a fuga vença...

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 01:36 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
NaboDoPCM Escreveu:
Não sei até que ponto não vamos ver a Omega a trabalhar naquela montanha para tentar que o Gilbert ganhe e o Rojas nem sequer chegue no 1º grupo, pois hoje vimos o Gilbert a aguentar-se muito bem perante dificuldades tão grandes e o Rojas é bom, mas é preciso ver que amanhã é uma categoria especial. Se o Gilbert estivesse com capacidade e eu fosse DD da Omega iria tentar pois só assim ele ganhará a verde.

E se o ritmo for bastante duro até pode ser que algum dos favoritos vá a passar pior e aí até podem ajudar outras equipas e a etapa ganhar outro interesse.

Claro que a Omega poderá não fazer nada e provavelmente as outras equipas também não se vão mexer e aí é provável que a fuga vença...

Mas depois o Rojas, caso perdesse o contacto poderia recolar na descida e nos Km planos. Acho que seria queimar ciclistas e a Omega não tem ninguém capaz de partir pelotões.

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 01:47 
Unity is strength Knowledge is power Attitude is everything
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 06 Set 2010, 22:30
Sican Escreveu:
NaboDoPCM Escreveu:

Mas depois o Rojas, caso perdesse o contacto poderia recolar na descida e nos Km planos. Acho que seria queimar ciclistas e a Omega não tem ninguém capaz de partir pelotões.

O Vanendert se estiver amanhã ao nível de hoje tem capacidade para fazer isso. E claro que o Rojas poderia reentrar, mas só se não perdesse muito tempo. E mesmo assim podia ter que fazer esforços e paga-los no final da etapa mesmo que ele estivesse lá para discuti-la. Mas esta é a minha opinião.

MensagemEnviado: 15 Jul 2011, 01:51 
Sportingado
Moderador
Moderador

Registado: 12 Jun 2009, 19:50
Em condições normais a etapa irá para a fuga, onde é de prever que entrem homens que perderam muito tempo e que já não contam, em termos teóricos para a geral, sendo Mollema um excelente exemplo disso. Os homens da Radioshack até podiam entrar, mas no dia seguinte a etapa é muito dura e não sei se se pretendem desgastar a esse nível. Por fim, Gilbert deve acumular os pontos para a verde caso a oportunidade apareça.

Criar Novo Tópico Este Tópico está bloqueado. Não pode editar mensagens ou responder.  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal