PCM-ATP Magazine nº1A ProvaNuma altura da temporada que já existiram várias provas aquela que mais surpreendeu os adeptos foi a disputada em Miami, que viu o canadiano Milos Raonic de 22 anos bater o nº1 mundial e vencedor do Australian Open, Andy Murray. Num percurso brilhante conseguiu ainda eliminar Novak Djokovic e Rafael Nadal. Nesta mesma prova Roger Federer acabou por ser a maior desilusão, ao ser eliminado logo na Round-16 do torneio. Muitos são já os críticos que começam a apontar Roger Federer como
"fora do nível dos maiores do mundo actualmente" e que mais cedo do que as pessoas esperam
"deixará de ser competitivo".
O TenistaDada a sua forma actual, fomos nesta edição trocar algumas palavras com Milos Raonic.
Magazine: Boa tarde. Como se sente após esta sua vitória em Miami?
Milos Raonic: Estou muito contente mesmo. Vencer o número 1 do mundo, derrotar Nadal e Djokovic, especialmente depois de 3 torneios onde fiquei aquém das minhas expectativas foi muito gratificante.
M: Depois de ter sido derrotado duas vezes por Djokovic conseguiu desta vez impor-se. Acha que descobriu a receita para o derrotar?
MR: Não. Ele é um tenista muito completo e penso que desta vez o facto de ter conseguido servir ao melhor nível foi determinante para o conseguir derrotar. Ainda assim continuo a achar o Novak favorito quando nos encontrar-mos.
M: Com 20 vitórias e apenas 4 derrotas nesta temporada, pensa ainda atingir o lugar de número um mundial esta temporada?
MR: Claro que é algo que ambiciono. No entanto tenho noção dos meus limites em terra batida e em relva neste momento. Penso que no futuro irei conseguir atingir essa posição com a ajuda do meu manager.
M: Como tem sido o seu trabalho com Scofield?
MR: Óptimo, tem-me ajudado a melhorar vários aspectos do meu jogo e também foi com agrado que vi a decisão da Federação Canadiana de Ténis em apontá-lo como manager da nossa selecção. Temos muito talento jovem e acho que vamos dar muitas alegrias aos nossos adeptos.
M: Obrigado é tudo por agora. Boa sorte para a restante temporada!
Milos Raonic, um dos melhores tenistas jovens do Circuito PCM-ATP:O ProspectEsta semana vamos destcar Matej Nemec, tenista Checo, de 17 anos, finalista dos Futures Lisbon e Manchester, vencedor do Futures Hamburgo. Matej Nemec, nascido em Ostrava, cedo despontou para o ténis, modalidade da qual o seu pai era fã e praticante ainda de que de forma amadora. Vindo de famílias ricas foi colocado numa academia de Ténis em Moscovo onde foi intensamente treinado durante a sua juventude. Tem bastantes resultados interessantes, sendo apontado para o futuro como um tenista capaz de bons resultados em todas as superfícies, com uma certa preferência por Hard e Clay. Tenista destro, dotado de uma boa direita e de uma esquerda a duas mãos com bastante aceleração, mede 1.90 e consegue servir de maneira bastante confiante. Apresenta no entanto algum défice em subidas à rede e é demasiado dependente do seu serviço. Aponta como as sua maiores referência ao crescer Marat Safin, Stepanek e Berdych.