Shaykh Al-Osmohad Escreveu:
Hugo Klöden Escreveu:
Eu posso estar um nadinha desligado destas coisas mas a nível mundial a Rússia tem mais influência que a Alemanha...
A única coisa que a Rússia tem a seu favor é um lugar no Conselho de Segurança da ONU onde as suas posições estão quase sempre vinculadas às da China e ter mais controlo sobre forças armadas estrangeiras via exportação de armas, algo que a Alemanha apesar de só exportar 1/3 do que exporta a Rússia, não deixa de ser a 3º potência mundial. De resto, a Alemanha é o principal marinheiro da maior economia do mundo, é quem mais dinheiro, na Europa, gera na indústria e serviços e tem maiores empresas que a Rússia, em sectores onde são dominantes, ao contrário da Rússia cujas maiores empresas são de petróleo e gás natural, e no petróleo que é onde interessa, não são de perto uma força dominante.
Acho que a Rússia no panorama internacional manda mais cartadas que a Alemanha pelo simples facto que as negociatas de armas ser aquele sector que mais faz mover influência em termos mundiais.
Enquanto no Gás Natural basta ver que quando lhes dá na moca já fecham a torneira e os Europeus já andam aos saltos.
Já a Alemanha está tapada pela UE em termos de tomada de posições mais a sério, coisa que a UE tem mandado fails por todo o lado.
Por outras palavras a maioria de tomadas de decisão da Rússia têm muito maior influência que uma da Alemanha em termos globais.
Embora a termos económicos não questiono a superioridade alemã em relação aos russos mas mesmo assim aos alemães faltam-lhes "gás" no sector financeiro.
Shaykh Al-Osmohad Escreveu:
, ao contrário da Rússia cujas maiores empresas são de petróleo e gás natural, e no petróleo que é onde interessa, não são de perto uma força dominante.
Lista de países por produção de petróleo
1 Rússia 10,540,000
Coiso.
E em termos de gás natural só são batidos pelos States.
Para mim o armamento e o sector energético são os sectores de mercadorias, que são mais preponderantes deste tempo.