Filipee Escreveu:
luciano Escreveu:
Um bocado o síndrome dos portugueses nos Olímpicos ao longo dos anos. Acho que também foi criada alguma pressão desnecessária. Nos últimos dias só tenho ouvido que o skate era das modalidades onde podíamos ir buscar uma medalha. Mesmo antes dos jogos já havia uma narrativa nesse sentido. Ainda hoje o cantinho que o Record guardou na capa para os JO apenas dizia "Gustavo Ribeiro à caça de medalha". Estas coisas passam para os atletas e sentem que têm o país às costas.
As declarações dele também não ajudam a tirar pressão. Mas lá está, as pessoas só vêm estes desportos 1x a cada 4 anos, os atletas sabem que é o palco em que os tugas os vão ver e a pressão vem ao de cima. Acho que teríamos melhores exibições e resultados se os apoios fossem constantes e os atletas sentissem menos pressão de se tentar superiorizar nos Jogos.
Eu não concordo nada com isso. Aliás, é constante vermos atletas de outros países a superarem-se nos Jogos, ou nos Mundiais, enquanto que os nossos atletas muito ocasionalmente o fazem. Eu percebo a conversa dos apoios e têm toda a razão, mas acho que temos que dividir os nossos atletas em duas categorias:
Aqueles cujo o "prémio" que conseguiram foi a qualificação para os jogos em si, e que todos sabemos não terem praticamente hipóteses de fazer algum resultado de relevo. E a esses sim, não temos nada a exigir.
E depois temos os outros (poucos) que são top a nível Mundial e que, objectivamente, vão lutar por medalhas. A esses, não é "admissivel" serem eliminados logo nas primeiras rondas, e isso demonstra uma falta de mentalidade muito grande em relação a outros países, e não tem tanto a ver com falta de apoios, como muitas vezes é dito como desculpa.
Eu não vou cascar no gajo dos cavalos que ficou nos últimos lugares, ou no miúdo da natação ontem que não passou da 1ª eliminatoria. Mas acho que faz todo o sentido o desapontamento com as performances da Catarina Costa no judo, do Marcos Freitas e do Apolónia no tenis de mesa, e até do Gustavo Ribeiro hoje no skate. São atletas com capacidade comprovada para bem mais, mas que falharam porque, parece-me, não tiveram mentalidade vencedora. (ok, no skate é um pouco diferente e tb e preciso alguma sorte, tal como no surf).
O Apolónia ainda deu luta e nem sequer era favorito longe disso, o Marcos sim foi miserável a sua prestação.
Também acho que no geral falta aos portugueses aquela superação nos jogos olímpicos, raramente vemos um resultado fora do esperado, e quando temos um resultado fora do esperado é pela negativa.